terça-feira, janeiro 04, 2011

Ter amigos na igreja faz bem à saúde

OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
Salmo 133:1


Vais à igreja regularmente? Tens bons amigos na congregação? Um estudo recente conclui que esses são dois factos que tornam-te mais feliz, reporta a Charisma News Online.

Quão importante é o factor amigo na igreja? Um estudo publicado na edição de Dezembro da revista American Sociological Review reportou que ir à igreja várias vezes por ano pode elevar o teu sentido de bem-estar. Isto, claro, se tens na igreja um círculo de amigos com quem tu te identificas ao nível da fé.

Chaeyoon Lim, professor assistente de Sociologia da Universidade de Wisconsin-Madison e líder do estudo com o nome de "Religion, Social Networks and Life Satisfaction", afirmou:

O nosso estudo oferece evidências convincentes que demonstram que são os aspectos sociais - e não os Teológicos ou espirituais - que conduzem à satisfação

Em particular, nós observamos que amizades construídas nas congregações religiosas são o ingrediente secreto das religiões que torna as pessoas mais felizes.

O estudo integral pode ser lido aqui.

Claro que o professor Lim não levou em conta o Fundamento que gera bem estar nas amizades cristãs. Afirmar que são os aspectos sociais e não os Teológicos ou espirituais que conduzem à satisfação é uma bonita forma de dizer "as coisas boas que advêm destas amizades nada tem a ver com Deus!" Mas isto é ilógico.

Estas amizades só existem por causa do Senhor Jesus Cristo e da espiritualidade que Ele revelou na Sua Palavra.

Não é logicamente possível separar a Teologia das consequências do exercício dessa Teologia. Se o Cristianismo promove união e se essa união melhora a nossa qualidade de vida, então isso é uma evidência muito forte para a Verdade do Cristianismo. E se a Bíblia demonstra tal conhecimento da psicologia humana, donde vem tal conhecimento? Não pode ser de pastores errantes do deserto ou pescadores sem grande educação formal.

Mas o mundo secular nada quer com evidências que confirmem o que a Bíblia diz.


Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros, e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia
Hebreus 10:25

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More