domingo, janeiro 23, 2011

Insectos com conhecimentos de aerodinâmica refutam mitologia evolutiva

Qualquer pessoa que viaje muito de avião sabe que os pilotos tentam usar o vento como um surfista usa o impulso das ondas. Os vôos podem-se até desviar do trajecto mais curto se o vento for mais forte em outra zona.

Claro que o vento não está propriamente a mover-se em direcção ao teu destino. Se a isto adicionarmos o facto do vento variar com a altitude, ficaremos então com um complexo problema no que toca a escolher o melhor plano de vôo. Isto é um problema de cálculo análogo ao problema de óptica no que toca a prever o caminho da luz através de um meio com indexes refractivos variáveis.

Surpreendentemente, os insectos migradores resolvem este tipo de problema.

Pesquisas que usaram radares entomológicos verificaram que os insectos migratórios - como as borboletas e as mariposas - concebem o seu planeamento de vôo de modo a optimizar os seus vôos através de continentes. Não só eles escolhem a melhor altura para navegar usando os ventos, como também determinam a altitude exacta enquanto viajam para o seu destino.

Um dos pesquisadores explica:

Borboletas e mariposas migratórias evoluíram uma capacidade espantosa de usar as caudas dos ventos. Ao voarem nas altitudes onde os ventos são mais rápidos as mariposas migratórias podem viajar entre o local onde passam o Verão e o local onde passam o Inverno em poucas noites.
Quais são as evidências de que esta capacidade evoluiu? Quais foram as mutações que produziram este comportamento? Como é que a evolução impessoal ensinou aos insectos a habilidade de saber quando começar a sua viagem e para onde ir? Como é que estes insectos viajavam (se viajavam) antes de terem evoluído estas capacidades?

Acho que todos os que acompanham o que os adivinhos evolucionistas acreditam sabem o tipo de resposta que eles produziriam:

Não sabemos como é que os insectos adquiriram estas capacidades, mas sabemos que evoluíram porque a evolução é um facto!
Isto não é ciência.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More