sexta-feira, janeiro 14, 2011

Abelhas fazem cálculos complexos para determinar rota mais curta de voo

Mais um sistema biológico com engenharia interna mais avançada que as melhores máquinas que nós humanos construímos. Incrível o que a evolução não-inteligente consegue construir por si só.

Abelhas podem solucionar problemas matemáticos complexos, superando até a capacidade de computadores para cálculos.

Esse é o cerne de um estudo desenvolvido por cientistas do departamento de ciências biológicas, a Royal Holloway, da Universidade de Londres, no Reino Unido.

Os insetos aprendem a pegar a rota mais curta para chegar até as flores que costumam ser encontradas aleatoriamente pelo caminho. Ou seja, a que economiza tempo e poupa gasto de energia, um dos princípios da questão matemática conhecida como "problema do caixeiro-viajante" ("traveling salesman problem", em inglês).

"Apesar de seu pequeno cérebro, elas são capazes de façanhas extraordinárias", comenta Nigel Raine, que participou da pesquisa.

A conclusão foi possível com a ajuda de um computador que controlou flores artificiais para identificar o comportamento das abelhas.

A ideia era mostrar se os insetos seguiam uma rota comum conforme encontravam as flores ou se procuraram instintivamente a mais curta. Depois de explorar o região florida, elas rapidamente tendem a voar pela rota mais curta.

Os dados do estudo serão publicados no jornal "The American Naturalist" ainda nesta semana.

Fonte: Folha.com

Nota: Como a evolução poderia ser um fato se desde o princípio as abelhas precisariam desta habilidade de resolver o "problema do caixeiro-viajante" bem desenvolvida para não gastar energia desnecessariamente, algo tão vital para elas quanto localizar o alimento e se defender de predadores? Para elas, tempo é energia! Quem deu essa sabedoria toda para as abelhas é o mesmo que deu toda essa extraordinária inteligência para o homem, que mesmo assim tem muito a aprender com elas, começando pela matemática. Esse alguém é o Deus Criador dos céus e da Terra, que se revela na Bíblia; o Deus que criou as quatro "coisas" mais sábias que os sábios (ver Provérbios 30:24-29). [ALM]

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More