sexta-feira, julho 30, 2010

Abelhas acham que seu rosto é uma flor gigante

Interessante pesquisa científica que, como sempre, nada deve à teoria da evolução nem aos mitológicos "milhões de anos".
As abelhas conseguem reconhecer rostos humanos ou, pelo menos, padrões de rostos humanos, de acordo com um novo estudo.

Não, elas não vão pensar “olha, é o Zé passando ali em baixo, vou dar um oi”. Elas nos percebem como um tipo estranho de flor. E, apesar de não serem capazes de identificar cada humano, elas podem perceber características humanas.

Um enxame de cientistas resolveu treinar abelhas para associar tipos de rostos humanos com açúcar. Eles desenharam um rosto fino e um rosto largo. Debaixo de um dos tipos de rostos eles sempre colocavam uma recompensa açucarada para a abelha. Ela devia escolher para qual área ir e, invariavelmente, escolhia a face que tinha um lanchinho.

Depois de um tempo, os cientistas tiraram a recompensa das abelhas de baixo da face, mas elas ainda voltavam para a mesma face que sempre teve o doce, mostrando que reconheciam qual dava a recompensa para elas.

Vendo que os resultados eram positivos, eles trocaram o rosto fino e o rosto largo por tipos mais complexos de rosto e fizeram a mesma coisa. As abelhas ainda conseguiram memorizar qual era o rosto que sempre oferecia açúcar.

Embora elas possam reconhecer tipos de rosto, elas não conseguem reconhecer indivíduos. Então os humanos são vistos por elas como um tipo diferente de flor, muito parecidos com outras por aí e, dependendo do tipo de flor que aquela face é, pode dar a ela, ou não, uma recompensa. Uma flor mais larga pode ser associada ao açúcar enquanto uma mais magricela não. [MSNBC]

Infelizmente o artigo não disse como é que uma forma de vida que é o resultado forças não-inteligentes desenvolveu nela mesma a capacidade de reconhecer padrões ao seu redor. O artigo também não disse como é que a abelha vivia antes de ter a capacidade de fazer tal reconhecimento.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More