sábado, julho 24, 2010

Hibernação: Evolução Confirmada Mais Uma Vez.

Tal como crianças de escola sabem muito bem, diversos animais de sangue quente entram num estado de sono como forma de superar parte do inverno. Há muito pouca comida e a temperatura é muito baixa, portanto uma longa soneca parece ser uma boa ideia.

Curiosamente, muitos dos processos fisiológicos no animal são desligados incluindo o sistema imunitário. Será que isto torna o animal mais vulnerável a infecções durante a hibernação? Poderá ser esta a razão que leva a que alguns animais por vezes acordem durante breves períodos de tempo?

Pesquisas recentes sugerem que os hibernantes resolveram esta questão relativa ao equilíbrio entre o combate a infecções e a conservação de energia (como forma de sobreviver o inverso).

Um pesquisador explica:

O nosso modelo, confirmado por dados recolhidos em campo, mostra que os padrões de torpor geralmente vistos em alguns animais hibernantes pode ser uma adaptação evolutiva como forma de proteger o animal de bactérias que crescem bem em temperaturas baixas.
Portanto, há "milhões de anos atrás" algumas mutações geraram o comportamento hibernante e ele funcionou. Isto não é nada de anormal se pensarmos que as mutações criaram o animal originalmente. Mais tarde outras mutações equilibraram o comportamento. Isto inclui acordar temporariamente como forma de resolver a permuta entre combater as infecções e sobreviver o inverno. Mais uma vez, isto não é nada de anormal uma vez que as mutações aleatórias frequentemente testam novos designs.

Mais uma vez, as evidências confirmam a teoria da evolução.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More