quinta-feira, abril 30, 2009

Cientistas afirmam: Fé no Deus da Bíblia reduz ansiedade

Este é mais um artigo para juntar a tantos outros que mostram os benefícios da fé no Deus da Bíblia. O ateu Richard Dawkins navega pelo mundo a anunciar o "evangelho" do desespero, e a proclamar que a "religião" (excepto a sua) é má. Os dados científicos, no entanto, mostram que genuína fé no Deus de Israel, Pai do Senhor Jesus Cristo, tem consequências positivas.

Uma das frases mais importantes do artigo é:

Those with the deepest religious belief were more likely to let mistakes roll off their backs, while those who tend toward atheism were more likely to suffer stress and anxiety after committing an error.

Conhecendo a mente ateísta, deixem-me dar alguns pontos

* O propósito do artigo não é o de "provar" que Deus existe (isso é óbvio), mas sim que existem benefícios médicos na genuína fé no Deus da Bíblia.

* O argumento exposto no artigo não é refutado com declarações como "os drogados também se sentem bem quando estão pedrados!!". Embora isto seja "verdade" (dependendo da definição de "bem"), as situações não são análogas. Enquanto o "bem estar" do drogado é uma indução provocada por químicos (os mesmos que mais tarde lhe vão causar problemas físicos e psicológicos) o bem estar daquele que professa fé no Deus da Bíblia não é uma consequência de uma indução artificial, mas sim uma disposição emocional.

* Apontar para as "atrocidades" feitas por aqueles que professam acreditar no Deus da Bíbla não refuta o que o artigo afirma. Duas pessoas podem afirmar estarem ao serviço do mesmo chefe, mas só uma delas de facto conhecer o que o chefe quer. Nós devêmos olhar para aqueles que agem de acordo com aquilo em que acreditam, e não para aqueles que afirmem acreditar numa coisa, mas ajam de forma contrária àquilo em que acreditam.

Ficam aqui algumas pérolas do artigo em questão

Freud insisted that religion was inversely associated with positive psychological health. Esteemed psychologist Albert Ellis, ranked by his peers as the second most influential psychotherapist in history, in the 1980s claimed that people who have strong religious convictions are going to have less tolerance to uncertainty, be less resilient, suffer more from anxiety, and be more prone to neuroses.(...)

In the 1990s, psychologist Kenneth Pargament faced off with these giants and suggested testing their claims scientifically by conducting actual psychological experiments, without a religious or anti-religious agenda. Dr. Pargament made an empirical science of the psychology of religion, and has published two books and over 150 scientific papers(...).

He has received numerous awards from the American Psychological Association and the American Psychiatric Association(...).

In general, his studies have shown that spirituality is an important resource for people in times of stress, and connection with God can be ameliorative for symptoms of stress, worry, and depression(...).

After reviewing Dr. Pargament's research, Dr. Ellis publicly retracted his statements and grudgingly admitted that, from a psychological standpoint, religion is "not necessarily a bad thing. [hehe- Mats]"(...)

In truth, as secularization in society has increased, so have the levels of anxiety and depression.

As Mr. Rosmarin points out, it makes sense that a person who believes in an omniscient, omnipotent, and loving God will not be consumed by worry or depression.

As David Rosmarin declares: "With the financial markets in crisis and with growing security concerns around the world, stress and worry have gone through the roof -- particularly in the Jewish community.

Increasing belief in God may help to decrease a lot of distress.

Amen para a última frase. Não só Deus tem o poder e a vontade de ajudar o ser humano, mas Ele já preparou uma Caminho para aqueles que querem descançar no Seu Amor para sempre. Esse Caminho não é físico mas sim Espírito. Esse Caminho chama-Se "Jesus Cristo".

O mundo, na sua "infinita sabedoria", oferece químicos para resolver problemas espirituais. Deus, o Criador, oferece-nos não químicos mas sim o Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Jesus Cristo não só dá paz aos Seus seguidores, mas abre as portas da eternidade para todo aquele que crê (Acts 16:31).

Tendo em conta as evidências médicas, parece que, mais uma vez, o método de Deus funciona.

5 comentários:

Oh, que desilusão, Matinho, é este teu post :'(

É que com a história do frigorífico eu fiquei a pensar que o teu problema era seres mesmo... err... [eufemismo]incapaz de compreender certos conceitos.[/eufemismo]

Até me deu peninha e vontade de te adoptar, lembras-te?

Mas agora vejo que tu és mesmo mentiroso, desonesto, manipulador e essas coisas todas ruins que não se desculpam a ninguém. Que chatice, Matinho, e que dor tão forte no âmago me infliges.

Ah? Mas porquê, argumentativo Leandro?.

Repara no título do teu post: «Cientistas afirmam: Fé no Deus da Bíblia reduz ansiedade»
!

Repara agora em toda a tónica do teu post, incluindo as conclusões: «Esse Caminho não é físico mas sim Espírito. Esse Caminho chama-Se "Jesus Cristo"»
!

Ora, eu, que já tinha lido o estudo em Março, não pude deixar de reparar que o mesmo analisou as convicções religiosas dos sujeitos - que incluía Hindus e Budistas - e a crença na existência de um deus - sem distinguir entre religiões.

Dar o salto para Cientistas Afirmam: Fé no Deus da Bíblia reduz ansiedade é, no mínimo... errr... [eufemismo]pouco correcto[/eufemismo] :'(

Mas é natural: afinal, tu estás só a citar o artigo que refere o estudo e nunca chegas a citar o próprio estudo. Olha, vai-se a ver e será outro assunto do qual terás um... [eufemismo]conhecimento simplista[/eufemismo]...

E agora vou ficar para aqui, triste com a retrato que traças de ti próprio :'(

Parece que o dia do trabalhador deixou o argumentativo Leandro com falta de vontade em trabalhar, e entender o propósito do post. Tendo em conta o que foi dito no post sobre os aviões e os refrigeradores, já nada me surpreende. Quando não se consegue refutar o que é dito, os ateus tentam desviar o assunto para outras áreas.

Mas agora vejo que tu és mesmo mentiroso, desonesto, manipulador e essas coisas todas ruins que não se desculpam a ninguém.
Mas como supostamente Deus não existe, mentir, ser-se desonesto, manipulador e "todas essas coisas ruins", não é problema para quem não segue a tua moral, Leandro. Quantas vezes é preciso dizer que a partir do momento que criticas a minha moralidade, tu confirmas a Bíblia? Enfim.

Repara no título do teu post: «Cientistas afirmam: Fé no Deus da Bíblia reduz ansiedade»
!
Repara agora em toda a tónica do teu post, incluindo as conclusões: «Esse Caminho não é físico mas sim Espírito. Esse Caminho chama-Se "Jesus Cristo"»
!

Ora, eu, que já tinha lido o estudo em Março, não pude deixar de reparar que o mesmo analisou as convicções religiosas dos sujeitos - que incluía Hindus e Budistas - e a crença na existência de um deus - sem distinguir entre religiões.

Dar o salto para Cientistas Afirmam: Fé no Deus da Bíblia reduz ansiedade é, no mínimo... errr... [eufemismo]pouco correcto[/eufemismo] :'(

Vamos deixar que tu entendas o problema da tua "lógica":
1. Fé em deuses traz conforto Às pessoas.

2. Fé no Deus da Bíblia traz conforto às pessoas.

Estas duas frases são contraditórias, Leandro? Se entendes a pergunta, como eu sei que entendes, então vais vêr que o teu ponto em cima não faz sentido nenhum.

Oh, tens razão, Matinho :'(

Eu é que tenho andado muito confuso e cansado e vejo coisas onde elas não existem.

De certeza que a escolha do título não tinha segundas intenções e de certeza que o tê-lo referido sempre relacionando-o com o Deus da Bíblia não era com um intuito manipulador e de certeza que o nunca teres referido - por tuas palavras - que o estudo contemplava outras religiões, nomeadamente religiões não Cristãs, foi um lapso inocente. Isto sou eu a imaginar coisas feias, não ligues.

É que, vê tu lá, eu li aquele título, Cientistas Afirmam, e fui logo pensar: mas eles não afirmaram isso! Eles nem falaram da Bíblia, pôsh! E olha, achei logo que estavas a adaptar as conclusões aos teus interesses.

Olha, desculpa, vá lá :'(

«Quantas vezes é preciso dizer que a partir do momento que criticas a minha moralidade, tu confirmas a Bíblia? Enfim.».
Oh, estou sempre a esquecer-me disso :S

Tenho de fazer um esforço: ou admito a minha imoralidade ou deixo de ser ateu... mas, espera aí, eu sou ateu? :|

«Tendo em conta o que foi dito no post sobre os aviões e os refrigeradores, já nada me surpreende.»Aqueles que suspendem os efeitos das leis da natureza? Esses? :')

«Quando não se consegue refutar o que é dito, os ateus tentam desviar o assunto para outras áreas.».
Pois é, esses malandros! Uma pessoa desata a falar de suspensão de efeitos e do atraso da 2ª lei e eles começam a desviar o assunto para conteúdos técnicos, como cinética química e mais não sei quê... Como se isso tivesse alguma coisa a ver... pôsh!

Junta-te a mim contra eles, Matinho :')

Eu, humildemente, diria: "Cada macaco em seu galho."

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More