sexta-feira, junho 18, 2010

"Porque é que Deus não cura amputados?"


E alguns deles disseram: Não podia Ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?

João 11:37

O Luciano fez menção a um vídeo onde ateus tentam influenciar o público com imagens chocantes. Segundo a sempre eficiente "lógica ateísta", se Deus existisse, Ele haveria de curar todos os amputados. Como Deus não cura os amputados, então Deus não existe.

Infelizmente os ateus não nos dizem porque é que Deus teria que curar todos os amputados: eles dizem que é isso que Deus deveria fazer, e mais nada. Claro que se Deus curasse todos os amputados do mundo, os ateus mudavam-se para os cegos: "Porque é que Deus não cura todos os cegos do mundo?!!" - diriam eles. Se Deus curasse todos os cegos, eles passariam para os surdos. Este padrão revela mais má vontade do que razões lógicas para se rejeitar o Criador. E assim por diante.

Isto nada mais são que argumentos emotivos com a finalidade de chocar a audiência.

Para além disso, este tipo de argumento assume conhecimento que eles não justificam, nomeadamente, as motivações de Deus. Quem sabe a razão porque Deus faz e deixa de fazer algumas coisas?

Nós sabemos muito da Vontade de Deus à medida que Ele nos revela, mas "As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porém, as reveladas são para nós e para os nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei." (Deut. 29:29)

Segundo, se esta questão está a ser feita dentro do Cristianismo, então deve-se recorrer ao Cristianismo para defende-la. Dentro da visão cristã, a resposta para essas deformações é simples: vivemos num mundo amaldiçoado pelo pecado, e portanto, coisas más estão destinadas a acontecer. Aliás, nós nem nos deveríamos admirar quando coisas más acontecem, mas sim ficar surpresos quando coisas boas acontecem (o nascimento de um filho, por exemplo)

Terceiro, do ponto de vista ateu, esta questão não faz sentido nenhum. Segundo a evolução ateísta, as mutações aleatórias geram melhorias mas também geram coisas más. A natureza "não tem culpa" que algumas mutações causem deficiências. Aconteceu porque aconteceu, ponto final. A natureza "não tem culpa" que os homens façam guerras uns com os outros, e que por vezes seja necessário amputar as pernas de alguns feridos. São coisas que acontecem num mundo guiado pelas forças da natureza (impessoais, frias, sem emoções e distantes). É o mundo que o ateu julga ser o único que existe.

Dada esta situação, do que é que o ateu se queixa? Se quer se queixar, queixe-se à natureza e não ao Deus que ele verbalmente diz não acreditar (embora a sua constante referência ao "mal" seja evidência para o facto dele saber que Deus existe). Ele não tem argumentos lógicos, e por isso apela à emotividade.

Só que argumentos emotivos não são forma válida para se propagar o ateísmo.


Ver também:

1. Ateísmo e argumentos emotivos

2. CS Lewis: O Ateu Não Tem Justificação Para Usar o Argumento do Mal

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More