quinta-feira, junho 24, 2010

Selecção Natural e Mutações Aleatórias Geram Sistema Capaz de Construir Produto Mais Forte Que o Aço

O poder criativo das forças da natureza não param de nos surpreender. O facto das mesmas forças não serem capazes de fazer hoje aquilo que os ateus afirmam ter acontecido há milhões de anos é apenas um "pequeno" pormenor na mitologia darwinista.

As aranhas conseguem converter os seus fluidos em material mais resistente que o aço: a seda com a qual constroem as teias. Como é que elas o fazem?

Elas constroem as suas teias tranquilamente mas os cientistas sabem que elas estão a trabalhar num tipo de material mágico. Dentro das suas bolsas de armazenamento as proteínas agem como um fluido. Fora da aranha, os fluidos tornam-se numa corda estrutural que não só é mais forte que o aço como também é suficientemente elástica para absorver a energia dum insecto.

Os cientistas gostariam de imitar esta capacidade.

Passos em rumo a um melhor entendimento da transformação de fluidos em seda resistente foram anunciados pela revista Nature e resumidos pela Science Daily. O segredo encontra-se ao nível molecular. No seu estado líquido, as proteínas alinham-se de tal forma que as suas interligações - que mais tarde irão caracterizar a seda das suas teias - são incapazes de formar correntes fortes e tensas .

Mal o composto líquido entra nas suas divisões onde se verificam as reacções químicas, a salinidade muda, o pH muda e a pressão altera-se. Poderosas forças são então activadas. Isto quebra as junções salinizadas e permite que as moléculas se re-alinhem. "As longas correntes de proteína são alinhadas em paralelo permitindo que as áreas responsáveis pela interligação se posicionem lado a lado," afirmou a Science Daily.

E pronto: "A estável fibra de seda da aranha está então formada." Como que por magia, isto acontece numa fracção de segundos. O mecanismo que transforma o fluido em seda é mais rápido que a nossa visão.

Num dos artigos da Nature1 um dos cientistas disse o seguinte:

O nosso estudo providencia um degrau importante no entendimento do consideravelmente afinado processo da formação de seda de aranha.
O outro artigo fez menção da "permuta controlada entre as proteínas de seda relativas ao armazenamento e a montagem" que previnem a agregação prematura e a desnaturação de tal modo que elas podem ser "transformadas em fibras extremamente estáveis na altura pretendida.”2

Os cientistas mal podem esperar para aprenderem a forma como isto é feito. "As potenciais aplicações são incontáveis": desde material cirúrgico até fibra técnica para automóveis. A maior parte de nós provavelmente nunca pensou que as aranhas do jardim poderiam ter segredos para um futuro tão brilhante.

Implicações?

Este tipo de notícias faz parte de uma longa linha de informação que tem vindo a público relativa à seda das aranhas. Isto acentua um tema comum: as maravilhas da natureza - as coisas ao nosso redor - são mais impressionantes do que nós podemos imaginar. Entender o seu design e não a sua presumida evolução (uma distracção desnecessária) é a chave para o nosso avanço científico.

Fé na teoria da evolução é algo não baseado nos dados da ciência.


1. Askarieh et al, “Self-assembly of spider silk proteins is controlled by a pH-sensitive relay,” Nature 465, 236-238 (13 May 2010), doi:10.1038/nature08962.

2. Hagn et al, “A conserved spider silk domain acts as a molecular switch that controls fibre assembly,” Nature 465, 239-242 (13 May 2010), doi:10.1038/nature08936.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More