segunda-feira, junho 28, 2010

Cientistas Imitam Deus: Borboleta Artificial

Sinceramente, eu vi o vídeo mas não fiquei muito convencido. No entanto, o ângulo a pegar deste tipo de empreendimento é a necessidade de se usar inteligência para criar cópias rudes do que Deus criou, mas ao mesmo tempo os ateus afirmarem que "não há evidências" para design no mundo natural.

Aparente os ateus são imunes às evidências científicas.

Dei algum ênfase a algumas passagens de forma a que nós possamos ver como a posição Bíblica está perfeitamente de acordo com as observações.

Ornitópteros

Um grupo de pesquisadores japoneses construiu uma réplica totalmente funcional de uma borboleta rabo-de-andorinha, incluindo a capacidade de voar.

O microavião é classificado na classe dos ornitópteros, veículos que voam imitando o movimento natural das asas de insetos ou pássaros.

Borboletas rabo-de-andorinha

Entre os vários tipos de borboletas, as rabo-de-andorinha destacam-se por apresentarem uma área das asas em relação à sua massa corporal muito maior do que a de qualquer outra borboleta.

Combinado essa grande área com o movimento das asas dianteiras sobrepostas, o animal consegue voar batendo as asas em uma frequência relativamente baixa e com um curso muito restrito.

Controle aerodinâmico

Desta forma, as borboletas rabo-de-andorinha têm uma capacidade limitada de controle ativo sobre a força aerodinâmica das suas asas.

Seu movimento corporal é resultado de uma reação passiva ao simples movimento de bater as asas, e não - como em outros tipos de borboletas - de uma reação ativa à aerodinâmica.

Ou, pelo menos, esta é a teoria.

Avião robô

Felizmente essas características facilitam a imitação do movimento do animal por um avião robô, uma vez que o movimento é mais simples e o bater suave das asas consome pouca energia.

E o grupo de pesquisadores japoneses pode comprovar que sua teoria estava certa, ou seja, que o animal consegue voar para a frente usando tão-somente o suave bater de asas, sem nenhum outro movimento ativo do corpo.

Os cientistas construíram seu ornitóptero com as mesmas dimensões de uma borboleta rabo-de-andorinha real, reproduzindo o formato e até mesmo os finos veios que permeiam a membrana de suas asas.

Voo artificial

O voo do microavião ainda não seria suficiente para fazê-lo ganhar uma corrida aérea de uma borboleta real, mas o protótipo serviu apenas para demonstrar o conceito e comprovar que a teoria do voo simplificado está correta.

Usando um software de análise de movimento, os pesquisadores foram capazes de monitorar o desempenho aerodinâmico do ornitóptero, demonstrando que o voo pode ser feito com os movimentos simples de bater das asas, sem controle de feedback.

Esse modelo agora poderá ser aplicado em outros sistemas aerodinâmicos de veículos com outras dimensões e que utilizem mecanismos alternativos de bater as asas.

Como é normal no que toca à ciência verdadeira, nenhuma referência foi feita ao mito do tio Darwin. Aparentemente os cientistas não precisam de invocar mitos ateus como base para o seu trabalho.

Não podemos deixar de notar o quão diferente a verdadeira ciência é da teoria da evolução. Neste último exemplo fizeram-se avanços na aplicação de conceitos da aerodinâmica devido à investigação que foi feita ao design (sim, design) que existe no mundo animal. Depois de se aprender com a biosfera, e para além desta pequena borboleta, espera-se que esse novo conhecimento possa servir de base para a construção de "mecanismo alternativos".

Se, por outro lado, os cientistas realmente aceitassem que o mundo animal é o efeito de forças não inteligentes, eles nunca esperariam encontrar soluções inteligentes para os nossos problemas. Conhecimento de princípios aerodinâmicos é algo que seres inteligentes possuem. Se encontramos isso no mundo animal, então é perfeitamente lógico inferir que esses mesmos sistemas tem Uma Causa Inteligente.

NO princípio, criou Deus os céus e a terra. Génesis 1:1

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More