terça-feira, junho 08, 2010

Pressuposições Bíblicas da Ciência

Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da Sua Boca.
Salmo 33:6

Existem algumas crenças que estão assumidas sempre que se faz trabalho científico. Não há forma de prova-las a 100% mas todos nós somos racionais em assumi-las. Nisto estamos todos de acordo. O ponto de discórdia é a justificação dessas crenças. Enquanto que o ateísmo é totalmente incapaz de justificá-las, a Bíblia é capaz.
1. O universo é real (porque foi criado - Génesis 1) e não é uma ilusão como alguns membros da Nova Era acreditam.

2. O universo é um lugar racional e organizado porque Deus é Racional e Ordenado. Ele é o Deus da ordem e não da confusão (1 Cor 14:33). Se o Deus da Bíblia não existe ou se Zeus e a sua tropa estão no controle do universo, porque é que existe organização no universo? Se o que algumas religiões orientais dizem está certo e o universo nada mais é que um grande pensamento, então ele pode mudar a qualquer momento.

3. O ser humano pode e deve investigar o mundo uma vez que Deus deu-lhe o domínio sobre a Sua criação (Génesis 1:28); a criação não é divina, como algumas religiões pensam.

4. O ser humano pode iniciar pensamentos e acções; esses mesmos pensamentos e acções não estão determinadas pelas leis da química cerebral. Isto é uma dedução do ensino Bíblico de que o ser humano tem, ao mesmo tempo, uma componente material e uma imaterial (Génesis 35:18, 1 Reis 17:21–22, Mateus 10:28). Este aspecto imaterial do homem significa que ele é mais do que matéria, como tal, os seus pensamentos não estão restritos à composição do seu cérebro. Mas se o materialismo/naturalismo fosse verdade, então o "pensamento" seria não só um epifenômeno do cérebro como também nada mais que o resultado das leis da Química.

Portanto, de acordo com as suas próprias pressuposições, os materialistas não chegaram livremente à conclusão de que o materialismo é verdade, uma vez que essa conclusão foi pré-determinada pela química dos seus cérebros.

Mas se isto é assim, então porque é que a sua química cerebral deve ser mais confiada do que a química cerebral de quem pensa o contrário, uma vez que ambos os cérebros obedecem às mesmas leis infalíveis da Química?

Portanto, se os materialistas estão certos, eles não são responsáveis pelo que acreditam, nem mesmo o facto de acreditarem no materialismo/naturalismo! No entanto, e apesar da óbvia ironia, eles qualificam-se de "pensadores livres" ("freethinkers").

O início genuíno de pensamentos é um problema insuperável para o naturalismo e isso pode ser visto neste e neste artigo.

5. O homem pode pensar racionalmente e logicamente e a própria lógica é uma entidade objectiva. Esta é uma dedução feita a partir do facto de termos sido criados à Imagem de Deus (Génesis 1:26-27) e do facto Da Segundo Pessoa da Trindade, o Senhor Jesus Cristo, ser o Logos.. Esta capacidade de pensar logicamente foi danificada com a Queda mas não na sua totalidade. A Queda significa que por vezes a forma de pensar está errada ou que a forma de pensar é válida mas defeituosa por partir das premissas erradas.

Mas se a teoria da evolução fosse verdade apenas haveria selecção em favor da sobrevivência e não em favor da racionalidade.

6. Os resultados científicos devem ser reportados honestamente uma vez que Deus proíbe a mentira (Mandamento #9 - Êxodo 20:16). Mas se a evolução estivesse certa não haveria imperativo moral para se dizer a verdade a tempo inteiro.


Contrariamente ao que os ateus dizem, fé no ateísmo não é condição necessária para a ciência. Pelo contrário, para se fazer bom trabalho científico tem que se assumir coisas que só podem ser logicamente justificadas com a visão Bíblica do universo.

John D. Barrow, escrevendo no The World Within the World, diz uma coisa interessante:

Já foi mesmo sugerido que essa visão teve um papel determinante no desenvolvimento bem sucedido da ciência nas culturas Ocidentais, e isso aconteceu porque essas culturas foram influenciadas pela tradição Judaico-Cristã, que promulgou a fé na racionalidade e na ordem da Natureza, durante um período da história em que as ideias humanas estavam intimamente ligadas a todo o tipo de noções mágicas e ocultas.
Curiosamente, à medida que o mundo ocidental começa a abandonar a visão Bíblica do mundo, essas mesmas noções mágicas e ocultas começam a retornar. A expressão máxima disso é a crença nos poderes criativos das forças da natureza.

Ver também:

1. MITO: O cristianismo opõe-se à ciência

2. Citação: Leitura Literal da Bíblia Ajudou o Progresso da Ciência

3. Mitos acerca do Criacionismo – 2

4. Como a Ciência Refuta o Ateísmo

5. A Aliança Histórica Entre a Ciência e o Cristianismo

6. Cristianismo e a Ciência

7. “Eu uso a evolução todos os dias no laboratório”

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More