sexta-feira, junho 11, 2010

Sub-código Genético Descoberto: Teoria da Evolucão Enfraquecida; Criação Bíblica Fortalecida

Os programadores estão bem cientes do que são sub-rotinas. Um programa pode muito bem invocar outros programas que por sua vez retornam resultados ao programa principal. Isto é muito anos 60.

O software modular actual não só responde dinamicamente a partir de fontes díspares como também responde a reacções a partir de sinais inicializadores embebidos. Eles invocam rotinas escritas em outros códigos e linguagens.

Actualmente está-se a descobrir que o código genético é muito mais avançado do que a imagem que os anos 60 tinham do ADN, do RNA e das proteínas - O Dogma Central, como é conhecido. Pesquisadores europeus descobriram novas sequências informáticas e "o seu papel no controle das expressões genéticas." A Science Daily reportou o trabalho do Departamento de Ciência Computacional (DCC) de ETH (Zurique) e do Instituto Suíço de Bioinformática (ISB). Pesquisadores tem-se debruçado sobre a "possibilidade de sub-códigos genéticos na informação genómica."

Um dos problemas do Dogma Central era entender a forma como o processo de tradução [genética] era regulado. As células tem que responder rapidamente a estímulos e a riscos. O que é que determina quais os genes a ligar ou desligar e a que taxa é que os produtos proteicos são produzidos?

Os pesquisadores da ETH e da ISB identificaram agora um novo sub-código que determina a que taxa certos produtos tem que ser feitos pela célula. Esta informação tem várias implicações interessantes.

Primeiro, isto oferece novas perspectivas sobre a forma como a maquinaria de descodificação funciona.

Segundo, e pragmaticamente, isto torna possível ler a informação relativa as taxas expressão genética directamente nas sequências genómicas, enquanto que até agora esta informação só poderia ser obtidas através de laboriosas e dispendiosas experimentações tentativas, tais como os "microarrays".

"A célula tem que responder rapidamente a lesões tais como a destruição de ADN e venenos potentes como o arsénico. Este novo sub-código permite-nos saber quais os genes que são inicializados rapidamente logo após estas ofensas, e quais são os que melhor se exprimem mais lentamente. Um dos benefícios deste estudo é o de que nós, agora, podemos obter esta informação usando apenas uma análise das sequências codificadoras", afirmou a Drª Gina Cannarozzi.

O acesso a novos níveis de informação genética armazenada em sub-códigos pode também proporcionar um novo olhar sobre os processos de tradução no ribossomo, afirmou o artigo. Pode permitir aos cientistas descobrir como é que o ribossomo "sabe" a que taxa ele deve reciclar os seus RNA-de-transferência (tRNA) de forma a atingir uma melhor operacionalidade.

Conclusão:

O artigo nada disse sobre a teoria da evolução. Surpreendidos? Claro que não.

Se as mutações aleatórias eram marginalmente toleradas nos dias do Dogma Central, elas vão ser mais dificilmente mantidas (como agentes criadores) agora que sabemos que o sistema de informação genético envolve código dentro de outro código e níveis hierárquicos de informação.

Os evolucionistas vão lidar com mais esta descoberta científica da mesma forma que eles lidam com outras evidências científicas que mostram a insuficiência das forças naturais como agentes criativos: escondendo o mitológico processo evolutivo por trás dos milhões de anos. Eles vão responder e dizer que, embora nunca tenhamos observado forças não inteligentes a gerar sistemas de informação, isso não invalida que isso tenha acontecido há...."milhões de anos atrás".

Se duvidam disto, tentem usar mais este dado científico em blogs ateus, e vejam o apelo constante aos milhões de anos a aumentar à medida que se revela a maciça capacidade informativa do ADN.

Enquanto que a teoria da evolução e o ateísmo são impedimentos para o avanço da ciência, a visão cristã do mundo é a que melhor se harmoniza com os dados da ciência.

Isso não é algo marginal na discussão "evolução versus criação", mas sim algo que seria de esperar se a Bíblia realmente fosse o que ela diz se si mesma: A Palavra do Criador.

Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.

Revelação 4:11

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More