sábado, junho 12, 2010

Braço Robótico Refuta Ateísmo

Se a cópia rudimentar é o resultado de planeamento, design e inteligência, porque é que há pessoas inteligentes que acreditam que o original não precisou de plano, propósito, design e Inteligência?

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um sistema híbrido para membros superiores (braço, antebraço e mãos) que auxilia as atividades motoras de pessoas tetraplégicas.

O equipamento permite que o paciente alcance objetos distantes do corpo por comandos de voz. O trabalho foi feito na Escola de Engenharia de São Carlos, da USP.

Exoesqueleto

Renato Varoto, responsável pela pesquisa, explica que o diferencial deste sistema foi a combinação de técnicas utilizadas.

"A técnica mecânica, que inclui a órtese e que possibilita movimentos de flexão e extensão do cotovelo; e uma técnica não convencional, que é a estimulação elétrica neuromuscular, que possibilita os movimentos da mão," diz Varoto.

O protótipo é constituído de uma órtese dinâmica para cotovelo, que funciona como um exoesqueleto, eletrodos de superfície que vão nas mãos e uma luva que contém sensores para indicar ao paciente a força aplicada.

Esta saudável promiscuidade entre a Biologia e a Engenharia é totalmente devastadora para o ateísmo. Não deve ser fácil para um engenheiro ateu fazer parte de uma equipa que constrói um braço robótico para depois olhar para o seu próprio braço e notar o quão mais complexo o mesmo é.

Mas como o povo diz, o pior cego é aquele que não quer ver.

Para nós cristãos a divagação da Engenharia para o domínio da Biologia é algo que seria de esperar se as formas biológicas tivessem sido o resultado de Design.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More