sexta-feira, abril 09, 2010

"Pressão Evolutiva" Cria Superfície Hidrofóbica

Para te manteres seco, segue o exemplo da aranha.

"Engenheiros criaram superfície plana que se recusa a ficar molhada", começou um anuncio noticioso proveniente da Universidade da Florida.

Pingos de água navegam através desta superfície como uma bola atirada através do gelo. De onde vem a inspiração? Cera? Não. Vidro? Não.

Os engenheiros da Universidade de Florida criaram o que eles classificam como 'um interface hidrofóbico praticamente perfeito' ao reproduzirem, em pequenas parcelas de plástico plano, a forma e o padrão dos pequenos cabelos que crescem nos corpos das aranhas.
Como é que a aranha faz isto? Os pesquisadores contavam encontrar um padrão regular em pequena escala, no entanto, "aprenderam que os cabelos das aranhas são ao mesmo tempo longos e curtos e variavelmente curvos e rectos, formando uma superfície que é tudo menos uniforme".

Esta aparente superfície caótica é a chave para a sua eficiência. Quando Wolfgang Sigmund da U. de Florida imitou esse padrão, os resultados foram perfeitos. Ao contrário de outros materiais hidrofóbicos, esta superfície repeliu as microscópicas esferas de água sem as distorcer. "Os resultados foram uma grande surpresa." Isto era algo que tinha que ser descoberto no laboratório e não através de uma teoria, afirmou Wolfgang.

A maior parte das pessoas que publica [artigos científicos] nesta área invariavelmente prefere as estruturas perfeitas, mas nós somos os primeiros a mostrar que as más são as melhores.
Outro benefício deste achado é o de poder ser feito com qualquer material. Uma vez que o "truque" é feito com a Física e não com a Química, a superfície hidrofóbica feita à imagem da composição das aranhas não liberta qualquer substância química perigosa. Sigmund está presentemente a trabalhar em superfícies semelhantes que possam repelir petróleo.

Se os engenheiros puderem encontrar formas económicas de produzir estas superfícies com durabilidade e com resistência ao calor, a industria vai criar um caminho até às teias de aranha. A aranha, obviamente, não só já sabe como produzir o material de forma resistente e flexível, como também pode repará-lo.

Nenhuma referência foi feita à teoria da evolução, nem foi dito como é que uma profunda crença na mesma poderia de alguma forma aumentar o conhecimento da operacionalidade e da composição hidrofóbica da superfície da aranhas.

Conclusão:

Tecnologia, Ciência da Informação e Biologia de mãos dadas. Quem pode duvidar que nós temos muito que aprender com os sistemas biológicos?

Quem é que ensinou à aranha que o padrão caótico dos cabelos da sua superfície produzem o repelente de água perfeito? A selecção natural? As "pressões evolutivas" ? Quantas aranhas tiveram que morrer até que o padrão certo tivesse "emergido" por si só?

A Biomimética é uma área fascinante da Biologia. É interdisciplinar também: os biólogos, os físicos, e os engenheiros podem trabalhar juntos. Nós vamos ter no futuro próximo muitas coisas boas que provém da visão Bíblica da Biologia. Assumir-se que os sistemas naturais possuem neles mesmos inteligência embutida tem produzido inúmeros avanços técnicos e médicos.

Por outra lado, acreditar que o mundo animal é o resultado de forças não inteligentes nunca produziu nada de benéfico para o ser humano.

Pelos seus frutos os conhecereis, disse o Senhor, e os frutos da visão Bíblica tem proporcionado uma plataforma fascinante para as descobertas cientificas e tecnológicas. Se calhar isto que dizer que a Bíblia está certa.

Se calhar....

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More