domingo, julho 24, 2011

O conflito entre a ciência e o Cristianismo

O único conflito entre o Cristianismo e a "ciência" que realmente importa centra-se na relação entre duas palavras: existência e verdade.
  • Existência: Ou (1) nós somos a criação especial de Um Ser Inteligente, ou (2) nós somos o resultado de processos sem propósito e não-direccionados que não nos tinham em mente.
  • Verdade: Apenas uma das opções em cima é verdade; a outra tem que ser falsa.

Quando os cientistas fizerem da Verdade o seu objectivo, e não estiverem ideologicamente confinados numa caixa filosófica que os diz que a-ciência-só-pode-considerar-causas-naturais-e-como-tal-temos-que-rejeitar-Deus-apesar-das-evidências-óbvias-em-favor-do-design , então o alegado "conflito" entre a ciência e o Cristianismo desaparece.

Não há "guerra" entre a ciência e o Cristianismo se a Verdade não está limitada por constrangimentos não-científicos. Há apenas um conflito entre uma versão de ciência constrita pela exigência de causas naturais (naturalismo) e o Cristianismo - que ensina Uma Causa Sobrenatural para ao universo e a vida biológica.

Nunca pode ser uma guerra entre a "ciência" e a "religião" uma vez que há religiões que não suportam a noção de Deus como o Criador Sobrenatural, e como tal, essas religiões não estão em conflito com a "ciência".

A partir da altura em que o criacionista Isaac Newton morreu que tem sido cultivada uma nova forma de ciência, algumas vezes chamada de cientismo. Esta nova "ciência" absolutamente requer que só causas naturais sejam classificadas de "científicas", e como tal, Deus é Considerado como "desnecessário" ou "falsificado".

Foi portanto criada uma "ciência" que está confinada numa teoria de existência:

  • Nós somos, e só podemos ser, o resultado dum processo natural sem direcção, sem propósito que não nos tinha em vista.

E devido a este constrangimento não-científico, a "ciência" nunca vai chegar à Verdade sobre a nossa existência.

A estratégia fundamental dos naturalistas é lutar com todas as suas forças para que a Verdade nunca seja o objectivo da ciência. Por mais evidências que sejam oferecidas a um naturalista, para ele elas são todas inválidas se atravessarem a linha que supostamente divide o natural do "sobrenatural".

Os estudantes nunca se podem entreter àcerca da Verdade sobre a sua existência; eles têm que se restringir ao que a "ciência" dita. É por isso que as escolas públicas ensinam de modo dogmático que os biólogos são o resultado dum processo natural que não os tinha em mente (e os estudantes são obrigados a acreditar nos biólogos).

Se algum dia os estudantes colocarem de lado as etiquetas "religião" e "ciência" e simplesmente se questionarem sobre a Verdade da sua origem, eles irão então descobrir que não há conflito entre a ciência e o Cristianismo.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
João 8:32


0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More