domingo, abril 25, 2010

A perda do infeliz petiz de Mirandela

Vi este pequeno texto num jornal gratuito.


As catástrofes naturais são sobremaneira incontroláveis, tendo em conta a pequenez humana, mesmo que o ser humano se ponha em bicos de pés e as queira dominar. Portanto, criar sistemas conducentes para minorar tais malefícios são sempre bem vindos.

Já as catástrofes humanas, essas sim, que são da única responsabilidade do homem, dado o seu livre arbítrio mal direccionado, ao sabor das modas e ao exclusivo da bestialidade animalesca, é que podem ser evitadas, minoradas e erradicadas.

Mas não, quanto as sociedades evoluem ou isso pensam, cada vez mais se desregram, entregues a uma libertinagem despojadas de quaisquer valores morais de exemplaridade vivencial.

Assim, o egoísmo e a monstruosidade humana sobrepõem-se a qualquer tipo de construção de bem estar social racional. Parece que os humanos não conseguem ultrapassar o estigma do pecado original e, portanto, quanto mais é o seu saber, mais se perpetua e evidencia o seu lado de selvajaria e bestialidade, numa simbiose de crime e de desumanidade.

Então, o crime por todos nós perpetrado sobre o infeliz petiz de Mirandela não é mais do que as cinzas do que resta da fogueira dantesca atiçada por Humanidade que, desgraçadamente, se extinguirá também, sem conseguir ter alcançado as bem-aventuranças do Reino do Céu na Terra.

por José Amaral - Vila Nova de Gaia
Jornal "Destak", 16 de Março de 2010

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More