quarta-feira, agosto 04, 2010

Tubarão Matemático

Impressionante o que as mutações aleatórias (filtradas pela super-sábia selecção natural) conseguem gerar ao longo dos milhões de anos.
Quando um tubarão avista um saboroso par de pernas humanas nadando a sua frente ele segue o seu almoço.

Mas quando não há nada que sua visão ou que seu olfato alcance, como ele procura comida?

Um novo estudo mostra que algumas espécies de tubarões seguem estratégias matemáticas para encontrar suas presas. Teoricamente, os animais se moveriam em um padrão, chamado de “caminhada Levy”.

Basicamente, ao contrário de outros animais, os movimentos dos tubarões são muito precisos e, se você desenhar o percurso que o peixão faz em linhas simples, o resultado será um fractal (um fenômeno matemático no qual os padrões permanecem não importa a escala em que são feitos, como a figura abaixo):

Por muito tempo biólogos acharam que os tubarões e o resto dos animais se moviam de forma aleatória, encontrando comida no caminho por “acidente”. Agora pesquisadores afirmam que predadores marinhos como tubarões (algumas espécies), atum e peixes-espada, possuem esse padrão em seu percurso.

Os cientistas descobriram isso analisando animais com rastreadores durante 5700 dias e depois “desenhando” o padrão dos bichos, perceberam que os resultados eram fractais.

Essa maneira de “procurar” alimento pode ser a resposta de porque os tubarões se não evoluíram tanto quanto outros animais no último ano – basicamente, eles não precisaram. Resta saber se esse comportamento provém de reflexão ou é puramente instintivo. [New Scientist]

O artigo original postado na "New Scientist" coloca um bocado de mitologia ao lado de verdadeira ciência:
Os pesquisadores querem também a história evolutiva do comportamento Levy - por exemplo, ao monitorizar o comportamento de "fósseis vivos" conhecidos por "nautilus", que não evoluíram muito durante centenas de milhões de anos (...).
"Fóssil vivo" são aqueles animais que, de acordo com a mitologia evolutiva, não deveriam existir ou existem mas mantém a mesma forma há "milhões de milhões de anos" (a vespa não mudou, e o cabelo do mamífero também não).

Conclusão:

Temos aqui um exemplo do que a Bíblia qualifica como voluntariamente ignorantes (2 Pedro 3:4).

Estes cientistas fizeram um excelente trabalho experimental em descobrir os padrões matemáticos que o tubarão executa durante o seu percurso de caça. Depois de todo o trabalho ter sido feito, os iluminados evolucionistas esperam que nós acreditemos que um sistema que navega segundo princípios matemáticos é o resultado do processo evolutivo.

É preciso lembrar que, de acordo com a versão da teoria da evolução subscrita pela maioria dos biólogos de hoje em dia, a evolução não é um processo inteligente e direccionado, mas sim uma força natural sem plano e sem propósito (como o vento ou as ondas do mar).

Portanto, de acordo com o que eles acreditam, uma força ou processo não inteligente foi capaz de gerar um sistema biológico com a capacidade de funcionar princípios matemáticos.

Faz todo o sentido, não faz? Para grande parte da população não faz sentido nenhum, mas para os evolucionistas faz todo o "sentido".

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More