sábado, agosto 21, 2010

Osga com conhecimentos de Física?

Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
Hebreus 3:4

Há cerca de 75 anos que os cientistas tentam entender a forma como a osga consegue andar pelas paredes. Os cientistas já fizeram suficientes testes para desqualificar a sucção ou um tipo de cola como razão para essa habilidade. Posteriormente eles rejeitaram a hipótese de pequenos pêlos nos seus pés com habilidade para agarrar pequenas imperfeições microscópicas nas superfícies. A osga não só pode andar sobre vidro polido, como também se pode "pendurar" nesse tipo de superfície.

A osga tem pequenos pêlos nos seus pés chamados de "setae". A partir destes pequenos pêlos crescem pêlos ainda mais pequenos chamados de "spatulae".


Estas spatulae são tão pequenas que existem cerca de mil milhões em cada pé.

Os pesquisadores descobriram que estes cabelos são tão pequenos que eles contactam-se com as moléculas da superfície onde estão de uma forma tão próxima que eles usam as forças que mantém as moléculas juntas!

Ao testarem estas forças, conhecidas por "Forças de Van der Waals", os cientistas verificaram que as mesmas são mais fortes do que se pensava. É reportado que a osga pode suportar até oito vezes o seu tamanho se se apoiar apenas com um dos dedos do seu pé.

Baseados neste tipo de pesquisas, os cientistas esperam usar os pés da osga como inspiração para construir tipos de cola que usam os mesmos princípios.

Evolução? Não. Criação.

Embora as osgas e a evolução não-inteligente nada saibam sobre as forças van der Waals, o Criador que construiu a osga e as ditas forças deixou a Sua Assinatura neste design único e elegante.

Como é que a osga vivia antes de "evoluir" esta capacidade nela mesma? Qual é a mutação não inteligente que é capaz de gerar sistemas capazes de usar princípios da Física para melhor locomoção?

Qual é a hipótese que melhor se ajusta às evidências:

  • Os pés da osga são o resultado de milhões de anos de mutações não-inteligentes, que, por sorte, encontraram o design certo para permitir o uso de forças moleculares?

ou

  • Os pés da osga, bem como a sua capacidade de usar princípios da Física, são o resultado de Design Inteligente?

Eu acho que, ao nível científico, não há muito por onde escolher. O problema (para os ateus) é que a segunda hipótese carrega consigo ramificações ideológicas, e portanto, eles tem que se forçar a eles mesmos a aceitar o irracional (a primeira hipótese).


1. Science News, 7/15/00, p. 47, "Gecko toes tap intermolecular bonds."

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More