quinta-feira, agosto 05, 2010

Ciência Produtiva Imita a Natureza

"Eu fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, pelo Meu Grande Poder e com o Meu Braço Estendido."
Jeremias 27:5

Alguns das mais frutíferos e interessantes projectos científicos envolvem copiar os princípios de design que Deus colocou na natureza de forma a gerar produtos eficientes e menos dispendiosos. Esta actividade biomimética não só satisfaz os consumidores - que podem ansiar por produtos mais ecológicos, mais baratos e melhores - como também satisfaz os cientistas ao aprofundar o seu entendimento da operacionalidade das maravilhas da criação.
  1. Adesivos e lagartixas: A PhysOrg publicou um artigo referente aos esforços correntes em se tentar imitar o soberbo adesivo dos dedos das lagartixas. "A estrutura única e a sua funcionalidade tornam os pés da lagartixa um dos mais eficientes sistemas de adesão encontrados na natureza" afirmou um cientista da Northeastern University.

  2. Computadores genéticos: Cientistas da Universidade de Reading tiveram "inspiração genética" para a criação de sistemas de processamento e armazenamento de informação, reportou a PhysOrg. Ao imitarem a genética, os pesquisadores julgam que podem "revolucionar" as tecnologias da informação.

  3. Robôs da traqueia: A tua traqueia está alinhada com cílios que mantém o revestimento interno limpo. Um novo micro-robô arquitectado em Stanford e na Universidade de Washington possui cílios artificiais. Mas esta é apenas uma parte biomimética do design integral, segundo a Science Daily. Ao imitar a centopeia, o micro-robô pode suportar até 7 vezes o seu peso e mover-se em qualquer direcção. A equipa científica fez um esforço louvável ao tentar reduzir as dimensões do robô de modo a que este pudesse competir com o original.
Um ângulo da biomimética relacionado com o que está em cima é a recolha de material biológico para novas funções. A Science Daily anunciou que "Tecnologia Inspirada na Biologia Produz Açúcar a partir de Bactéria Fotossintética". A Universidade de Harvard tem um “Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering.” O instituto foi bem sucedida em produzir açucares simples e ácido láctico ao modificar bactérias de modo a que elas produzissem o que eles pretendiam.

Implicações para o ateísmo:

Estas notícias são dignas de serem lidas com mais detalhe e atenção. Como um divertimento extra, vejam se conseguem encontrar por lá alguma referência ao evolucionismo, ou alguma indicação de que o mito ateu conhecido como "teoria da evolução" foi de alguma forma uma plataforma útil em algum destes projectos.

Depois de se aperceberam da irrelevância científica do mito ateu, olhem para as mesmas notícias e vejam como os conceitos de Design Inteligente desempenharam um papel determinante na condução das equipas científicas rumo a um melhor entendimento dos sistemas biológicos.

Eu não me canso de fazer a mesma pergunta, e na minha modesta opinião, acho que é bem revelador da condição moral do ateu: Se as nossas cópias rudimentares (embora bem engenhosas) exigem esforço, planeamento, controle de efeitos, inteligência e criatividade, porque é que os nossos amigos ateus acham que os originais que existem na natureza, bem mais complexos e especificados que as cópias, não precisaram de inteligência e design? Os ateus tem que nos dar alguma fundamento científico para esta posição.

É tristemente impressionante que haja pessoas inteligentes que sacrifiquem os seus belos intelectos em favor de uma teoria da ridícula como a teoria da evolução.

Mas o futuro eterno é da sua responsabilidade. Os cristãos podem mostrar ao ateu como a origem dos sistemas biológicos é melhor explicada como o resultado do Poder Criativo de Deus, mas se o ateu se recusar a ver, então não há nada que se possa fazer.

O ateu seguirá para o inferno quando a realidade da existência de Deus estava bem patente aos seus olhos. É triste, mas é isso que o ateísmo faz as pessoas.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More