domingo, abril 05, 2009

Cientistas Ideologicamente Motivados Falsificam Dados

O ser humano é uma criatura de certa maneira previsível. Ponham-no na melhor escola, ensinem-lhe os melhores instrumentos músicais, encham a sua conta bancária, mas a sua natureza caída mais cedo ou mais tarde vai-se manifestar.

Deus disse no Livro do Profeta Jeremias 17:9 "Enganoso é o coração" e disse ainda "Todos pecaram e removidos estão da Glória de Deus" (Romanos 3:23), mas ainda há pessoas que julgam que a educação, as roupas e o dinheiro podem mudar o coração do homem. Nada pode mudar o coração do homem a não ser Aquele que criou o coração do homem. Mas, como um Médico, Ele só pode trabalhar nos corações que aceitem a condição em que estão ("removidos da Glória de Deus").

Uma história na edição de 9 de Março da "USA Today" chamou atenção. Debaixo do título "Cientistas Explicam o Porquê de Plagiarem", o artigo baseou-se num estudo presente na "Science" para referir que 28% dos cientistas apanhados com a "boca na botija" negaram o plágio, 35% admitiram má conduta e expressaram remorso, e 22% afirmaram que eles eram co-autores mas não escreveram os manuscritos.

Muito mais perturbador, no entanto, é o que foi encontrado, enterrado bem dentro da história no USA Today.

De acordo com um estudo conduzido pela entidade federal "Office of Research Integrity", cerca de 3% dos pesquisadores observaram má conduta científica todos os anos, consistindo não só em plágio, mas maioritariamente em dados falsificados.

A suspeita normal é de que a má conduta é bem superior ao que foi reportado mas que nunca é reportada ou descoberta. O que é mais fácil de aceitar a) Os pesquisadores observaram toda a má conduta que existiu durante aquele período, ou 2) houve mais más condutas que não foram reportadas/descobertas?

Quanto mais ideologicamente importante fôr um tema, quase de certeza que a má conduta é mais dominante. Tendo isto em conta, pode-se assumir que em tópicos como o aquecimento global ou evolução, os exemplos de má conduta são mais prevalecentes que em outras áreas científicas.

Um exemplo disto é a história reportada pelo site da "Prision Planet":

“Cientistas Climáticos aliados com a PIMC ("Painel Intergovernamental Sobre o Mudança Climática" da UN) foram apanhados a citar dados errados como forma de comprovar que o aquecimento global está a acelerar.”

De acordo com artigo, "Os dados produzidos pela NASA usados para fazer a alegação, e especial os registos das temperaturas cobrindo largas áreas da Russia, eram meramente as que foram continuadas do mês anterior"

E quem pode esquecer o "Piltdown Man", uma fraude que enganou uma geração inteira?

Vêr também:

Será a ciência livre de preconceito?

2 comentários:

Infelizmente a ciência é domindada por dinheiro, e atrás dele vêm instituições e cientistas comprados.

Os dados/resultados são manipulados por duas razões:

1- Em todas as experiências existem diversos tipos de erros. Alguns deles inevitáveis e que, ao serem eliminados de forma grosseira, não limitam a investigação nem pôem em risco a descoberta, apenas servem para refinar as conclusões. Ou seja, há um arredondamento das conclusões.

2- As empresas que financiam um determinado estudo estão viradas para uma certa posição relativamente às conclusões desse mesmo estudo. O que quer dizer que essa investigação poderá, ou não, estar a ser um pouco manipulada. Infelizmente acontece

Dário,
Concordo contigo. A questão aqui não é que os cientistas sejam infalíveis, mas que certas pessoas que se esqueçam que eles, tal como nós, não estão livres de preconceitos e manipulação de dados.

Quando eu ou outro crítico da teoria da evolução diz isto mesmo, muitos ateus ficam ofendidos com a mera suposição de que um cientista evolucionista pode manipular os dados de forma a confirmar os seus preconceitos.

Cientistas, tanto evolucionistas como criacionistas, são humanos e falíveis.

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More