Religião é o "sistema de crenças relativas à causa, natureza e propósito do universo". Toda a gente tem um, e como tal toda a gente tem uma religião.
O problema é que as pessoas erradamente restringem o termo "religião" para actividades que envolvam rituais e adoração de um ou mais deuses, mas no sentido mais real, religião é aquilo que eu disse em cima: sistema de crenças sobre a causa, natureza e propósito do universo.
O sistema de crenças ateu rejeita o Deus da Bíblia (e todos os outros chamados deuses), mas isso não faz do ateísmo menos religioso que o cristianismo.
Para se vêr uma das evidências para o que está escrito em cima, basta lêr este artigo.
The Supreme Court has said a religion need not be based on a belief in the existence of a supreme being. In the 1961 case of Torcaso v. Watkins, the court described "secular humanism" as a religion.
Claro que para o ateu isto são más notícias, uma vez que ele, que anda na vaidade da sua mente (Efésios 4:17), julga-se acima de qualquer pensamento religioso. O que o ateu não sabe é que a sua versão da origem, propósito e natureza do universo é tão religiosa como a visão do cristão.
Mas isso já não é problema nosso.
3 comentários:
religião segundo o dicionário:
1. Culto prestado à divindade.
ou ainda na wikipedia:
A Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
A própria origem etimológica prova que a palavra tem tudo a ver com divindades.
O que certos tribunais Norte-Americanos (onde os ateus são discriminados) possam decidir sobre o que é uma religião não muda o significado da palavra.
Claudio,
Tens q vêr outras definiçoes da palavra religião. Existem religiões que não prestam culto a divindades.
Enviar um comentário
Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.