quarta-feira, abril 01, 2009

Linguagem "Lagartal"

Acts 2:6
E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

Uma vez que Deus é o Autor da comunicação, não seria de estranhar que Ele tivesse dado esse dom a outras criaturas. A descoberta recente de que até o pequeno lagarto comunica com outros lagartos têm oferecido surpresas para aqueles que pensam que nós "evoluímos".

Depois de se analizarem mais de 1500 lagartos, pesquisadores ficaram sem sombra de dúvida que eles comunicam uns com os outros.

A comunicação entre os lagartos é uma complexa linguagem corporal que segue regras gramáticais reconhecíveis. É composta de três partes que incluem toques com a cabeça, "flexões" e movimentos com a perna. Misturando e juntando uma ou mais destas acções resulta em mais de 6,000 combinações.

Mas o que é que os lagartos dizem uns aos outros? Será que ainda falam da arbitragem do último Benfica-Sporting, no Algarve, ou de outra coisa qualquer?

Repetidas observações convenceram os pesquisadores de que eles podem interpretar o que os lagartos "dizem" uns aos outros.

A maior parte da comunicação é feita com objectivo de seduzir o género oposto (Tentem não ficar surpreendidos!). Outros lagartos usam a comunicação para se gabarem perante os outros lagartos àcerca de uma rocha particularmente boa que eles tenham encontrado. Outros ainda usam a comunicação para "avisar" outros lagartos que queiram partilhar a sua rocha.

Não só a evolução não esperaria este nível de complexidade entre o pequeno lagarto, mas os pesquisadores notaram que o padrão de comunicação entre populações distintas não segue os imaginados padrões evolutivos.

Sim, até o pequeno lagarto glorifica o Criador!

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More