quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Conhecimento religioso: colocando água na fervura ateísta

Tiago 2:19
Tu crês que há Um Deus; fazes bem: também os demónios o crêem, e estremecem.


Retiraram-se muitas conclusões do estudo que alegadamente mostra que os ateus são o grupo social com maior "conhecimento religioso". As supostas implicações são óbvias:
  • Os ateus tiveram melhores resultados em questões sobre conhecimento religioso
  • Então a sua análise religiosa deve ser válida.
  • Qual é a sua análise?
  • Que Deus não existe.

O que não foi muito publicitado é que os ateus apenas responderam acertadamente a 65% das perguntas. Isto pode explicar a dicotomia que vêmos com frequência nos blogues ateus e cristãos entre à crença dos militantes ateus de que eles sabem muito sobre a "religião" e a sua demonstrada ignorância dos fundamentos duma religião específica.

O facto dos ateus terem ouvido falar do Budismo Vajrayana ou da teoria do Comando Divino coloca-o muito à frente do crente religioso comum. Mas de forma alguma isto significa que o ateu saiba mais acerca duma religião específica, ou que a sua sabedoria seja comparativamente favorável em relação a um crente que leve a sua religião a sério.

Além disso, a lógica sugere-nos que alguém que não subscreva qualquer religião seja mais susceptível de estar familiarizado com os princípios competidores dos vários sistemas religiosos do que qualquer aderente duma crença esteja familiarizado com as outras.

Esta posição é confirmada pelo facto de 1) ambos os Judeus e os Mórmones terem superado os resultados dos ateus e agnósticos quando se excluíram do leque de perguntas as questões relacionadas com o Islão, o Budismo e o Hinduísmo, e 2) os Mórmones e os Evangélicos terem tido resultados bastante superiores a qualquer outro grupo - 86% e 73% respectivamente - em questões relacionadas com a Bíblia.

Portanto, os ateus devem levar em conta que, embora eles possam saber mais do que os Evangélicos acerca da religião no geral, eles não sabem mais que eles no que toca ao Cristianismo e à Bíblia.

Semelhantemente, os cristãos devem-se lembrar que saber muito sobre o Cristianismo não equivale saber muito sobre religião.

Fica aqui um pequeno desafio aos leitores:, tentem fazer o teste de "religiosidade" e coloquem nos comentários qual foi o vosso resultado. Na figura de baixo podem ver o meu resultado.


2 comentários:

Eu também acertei treze das quinze questões, fui pego pela questão sobre a Constituição americana e uma outra sobre o Grande Despertamento.
Então baseado nessa pesquisa eu tenho um conhecimento religioso maior do que 93% do público, o que na verdade é um absurdo, pois apesar de eu ter certo interesse em conhecer as religiões em geral, e principalmente a minha (sou católico), ainda sei muito pouco e tenho consciência que tem muita gente com muito mais conhecimento religioso do que eu.
Leonardo B.

Exactamente, Leomabar. Nós cristãos sabemos que o nosso conhecimento em relação às outras religiões é provavelmente menor do que os ateus, mas os ateus tem que se aperceber que saber sobre as religiões não é o mesmo que ter um conhecimento profundo sobre o Cristianismo.

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More