- O mundo natural é empírico. Pode ser observado pelos cinco sentidos directamente ou indirectamente com ajuda de equipamentos.
- O comportamento do mundo natural pode ser expresso através de leis que são consistentes através do tempo e do espaço. Nós podemos reconhecer estas leis naturais através da sua repetibilidade; elas são consistentes de momento a momento e de um local para o outro.
Nós não podemos observar os electrões directamente através dos nossos olhos, mas mesmo observando-as de outro modo, podemos concluir que eles obedecem leis regulares e repetíveis.
A gravidade é natural porque nós podemos observar que as suas acções são fenómenos repetíveis, embora nós ainda não a entendamos de todo.
Com a inteligência temos uma situação diferente uma vez que ela parece desafiar o mundo natural.
A inteligência não obedece às leis naturais e nem é um fenómeno repetível. (Vocês podem confirmar que a inteligência não é um fenómeno repetível lendo alguns blogues neo-ateus). Nós não podemos observar a inteligência com os nossos sentidos; temos que a "observar" inferencialmente. Nós observamos as criações da inteligência, como por exemplo, as fórmulas matemáticas escritas num pedaço de papel mas não observamos a inteligência em si.
A nossa maravilhosa inteligência humana é espantosamente complexa e, muitas vezes, intrigante. Ninguém mostrou que a mesma é o resultado de leis naturais a actuar nas moléculas e nos átomos.
É a inteligência natural ou sobrenatural?
0 comentários:
Enviar um comentário
Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.