sexta-feira, março 12, 2010

O Filho do homem – Dn 7.13

A expressão “filho do homem” com sentido messiânico ocorre apenas uma vez no A.T:


“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de dias, e o fizeram chegar até ele” (Dn 7.13)



Num sentido genérico, a expressão “filho do homem” significa “um ser humano em contraste com um ser divino ou animal” e ocorre aproximadamente 108 vezes no Antigo Testamento. No livro de Ezequiel, Deus se dirige ao profeta 93 vezes como “filho do homem”.


A expressão “filho do homem” ou “ser humano” em Daniel 7.13 é usada em contraste com quatro grandes monstros, que representam quatro reinos do mundo, que saem do mar. O “filho do homem” representa o quinto reino, ou o reino do céu. Daniel 7 é, em muitos aspectos, semelhante o capítulo 2. Estes 2 capítulos foram escritos em aramaico. Ambos descrevem uma visão de quatro reinos que Daniel teve, seguidos de um quinto reino, que é o reino universal e eterno de Deus.


No capítulo 2, o quinto reino é representado por uma pedra cortada das montanhas sem que alguém usasse as mãos para isso. A pedra destrói os quatro reinos anteriores e enche toda a terra (Dn 2.34,35, 44-45). No capítulo 7, os quatro reis, reinos ou chifres são representados por quatro monstros que surgem do mar (Dn 7.3). O quinto reino é representado por “um ser parecido com um homem” (Dn 7.13, BLH), que vem com as nuvens do céu até onde o “Ancião de dias” estava sentado em um trono de julgamento.


Foi-lhe dado domínio e glória, e o reino,

para que os povos, nações e homens

de todas as línguas o servissem;

o seu domínio é domínio eterno,

que não passará,

e o seu reino jamais será destruído (Dn 7.14)



Em Daniel 7.13,14 o “filho do homem” é um indivíduo totalmente diferente dos animais que saíram do mar. Ele é o rei de todos os povos, nações e línguas, que o “servirão” ou “adorarão” (v. 14). Daniel pede ajuda para interpretar o que viu (v. 16). O intérprete lhe diz que os quatro grandes monstros são quatro reis que se levantarão da terra (v. 17), mas “os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade” (v. 18). No versículo 21, os santos são identificados aos que foram atacados por um representante do quarto monstro. O tribunal deu o reino aos santos do Altíssimo (v. 22).


O que isso significa? Em Daniel 7.14, o Ancião de dias deus os reinos do mundo ao “filho do homem” que representa o quinto reino, mas no versículo 18 são os “santos” que recebem o reino. O filho do homem é representado como ser humano que vem das nuvens, para contrastar seu reino com o dos monstros que vêm do mar. O seu reino virá das nuvens (ou do céu), mas o deles (dos monstros) virá do caos. O filho do homem que vem com as nuvens do céu é mais que um ser humano comum. O estudioso Von Rad disse que “não pode haver dúvidas de que o filho do homem descrito em Dn 7.13 é inicialmente apresentado como um personagem messiânico no sentido mais amplo do termo”.


O erudito G.R. Beasley-Murray disse: “em outros lugares do A.T, quem cavalga as nuvens é Iavé (Sl 18.10,11), não o símbolo de um grupo”. Por isso, deve-se esperar que, nessa visão, aquele que cavalga as nuvens indique o representante do governo de Deus e (à luz da interpretação) o representante do povo a quem o governo é dado. Na tradição profética, o Messias tem exatamente essa posição, de representante de Iavé e do povo que tem o privilégio de ser incluído em seu governo.


Muitos detalhes dispersos no A.T apontam para um novo e futuro reino de Deus. Conceitos como “filho de Davi”, “filho de Deus”, “filho do homem” e “servo sofredor” surgem em tempos e circunstâncias diferentes. Perceba que eles nunca são colocados juntos ou vinculados de alguma forma sistemática no A.T. É o Novo Testamento que reúne todas essas idéias e diz que Yeshua há Mashiach é o cumprimento de todas elas. A Ele glória!


Pr Marcelo de Oliveira


Bibliografia: Smith, Ralph. Teologia do A.T. Edições Vida Nova

Skarsaune, Oskar. À Sombra do Templo. Ed. Vida

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More