sexta-feira, março 26, 2010

Cidade Bíblica de Hasor Confirmada

1 Reis 9:15
E esta é a causa do tributo, que impôs o rei Salomão, para edificar a casa do Senhor e a sua casa, e Milo, e o muro de Jerusalém, como, também, a Hasor, e a Megido, e a Gezer.


Arqueólogos seculares, acostumados/indoutrinados a pensar que a Bíblia está errada, assumem que os elementos históricos encontrados nas Escrituras são exageros ou pura e simplesmente, erros de pessoas "primitivas" .

Foi com esta atitude que os arqueólogos começaram as suas investigações nas ruínas de Hasor: para ver se era possível encontrar evidências para a parede que a Bíblia afirma ter sido aumentada por Salomão.

Hasor era uma cidade importante nas rotas primariamente militares e comerciais entre Israel, Fenícia, Síria, Mesopotâmia, e Egipto. Esta mesma cidade tinha sido destruída por Josué quando Israel tomou possessão da Terra Prometida, como Deus lhes tinha ordenado. Durante os séculos que se seguiram, esta área começou a ser habitada pelos israelitas.

Aquando do reinado de Salomão, a cidade albergava entre 800 a 1000 pessoas. Os arqueólogos repararam que durante a altura do reinado de Salomão, a parede da cidade foi expandida, dobrando o seu tamanho. Outras construções foram também acrescentadas durante esta altura.

As escavações mostram que durante o reinado de Salomão, a cidade era próspera. O portão de 6 câmaras é típico dos portões que Israel construiu durante esta altura. Portões com o mesmo design existem também em Megido e Gezer, duas outras cidades que também foram fortificadas por Salomão, de acordo com o mesmo verso que menciona a fortificação de Hasor.

Conclusão:

Mais uma vez, e sem surpresa para quem tem estado atento aos achados da ciência arqueológica, a Bíblia revela-se como fiel e correcta.

Se em coisas que nós podemos testar, a Bíblia mostra-se como fidedigna, qual é o fundamento para se rejeitar o que ela afirma sobre coisas que não se podem testar (céu, inferno, etc)?

Deus teve o cuidado de preservar a Sua Palavra para nós, não só porque as consequências de se rejeitarem os seus preceitos são demasiado horríveis, mas porque Ele é Fiel. Ele é o Ponto de Referência Absoluto para o Bem, o Mal, a Verdade e tudo o mais, e Ele não mente.

No entanto, e apesar da ciência vir quase todos os anos confirmar o que a Bíblia diz sobre o nosso passado, os crentes ateus não se arrependem do seus pecados. Continuam a pensar que sabem mais do que Deus, até que um dia Deus lhes mostra Quem é que manda neste universo. Só que quando isso acontece, para muitos, é para condenação eterna e não para mudança de vida.

Nós sabemos que Só o Espírito Santo tem o poder de transformar um ateu num cristão (João 16:8), mas estas evidências científicas podem ser usadas pelO Espírito do Senhor para atrair uma alma condenada à Palavra de Deus. Afinal, a "fé vem por ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus" (Romanos 10:17).

Oremos para que sejamos, primeiro que tudo, coerentes com o que afirmamos acreditar, e seguidamente, pessoas que usam todas as armas disponíveis para atrair pessoas para o Senhor Jesus Cristo (inclusive a ciência).

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo a prudência.
Provérbios 9:10

1 comentários:

Se em coisas que nós podemos testar, a Bíblia mostra-se como fidedigna, qual é o fundamento para se rejeitar o que ela afirma sobre coisas que não se podem testar (céu, inferno, etc)?


Se calhar porque não as podemos testar....

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More