domingo, maio 17, 2009

Refutando os (selectivamente) cépticos

Josué 10:10-11
E o Senhor os conturbou diante de Israel, e os feriu de grande ferida em Gibeon;
e seguiu-os pelo caminho que sobe a Betoron,
e os feriu até Azeca e a Maqueda


O crítica moderna à historicidade da Bíblia começou nos finais do século 18 e tem continuado até os dias de hoje. Hoje em dia, por incrível que pareça, muitos dos críticos da Verdade Bíblica (especialmente do Livro de Génesis) são pessoas que se identificam como "cristãs". (Tito 1:16 fala de tais "cristãos").

O que os modernos críticos alegam é que a Bíblia nada mais é que Um Livro imerso em erros científicos e históricos (e sabe-se lá mais o quê), escrito por homens "primitivos", desconhecedores da "ciência moderna".

Antes das escavações sérias terem começado no século 18, os cépticos baseavam-se na falta de evidências como "prova" de que as pessoas, cidades, e mesmo as nações mencionadas na Bíblia nunca tinham existido. A lógica usada era a de que "Como não temos evidências a favor, então isso é uma evidência contra o que a Bíblia diz!".

Em situações onde só há duas hipóteses, ainda se entende que se use esta lógica, mas no que toca a eventos históricos há sempre a hipótese de ainda não termos encontrado as evidências confirmadoras. Mas para o ateu nada disso importa; se não temos evidências é porque nunca aconteceu! Nunca lhe passa pelo coração que se calhar as evidências estão por encontrar.

No entanto, a Arqueologia Bíblica começou a encontrar evidências para os factos descritos no Livro Sagrado, e com cada nova descoberta, as alegações dos cépticos começaram a desmoronar uma a uma.
Um exemplo disto é o registo Bíblico da liderança de Josué à conquista da Terra Prometida por parte de Israel. Josué 10:10 reporta como Josué conquistou Hazor, queimando as cidades até serem totalmente destruídas. Tudo isto tinha sido rejeitado pelos detratores, obviamente, mas os arqueólogos encontraram as ruínas de Hazor. As ruínas claramente mostram a destruição segundo a operação de um fogo intenso.

This is found in the ruins of Hazor. According to the account in Joshua, there were three cities destyroyed completely by fire at the time of the conquest. One of these was Hazor. This city has been excavated carefully by the archaeologist Yigael Yadin. At Hazor he found evidence of a massive destruction by fire. To quote Yadin, "There is evidence of a massive destruction. I once called it the mother of all destruction." (see Randall Price, The Stones Cry Out (Harvest House, 1997)

O fogo que consumiu Hazor foi tão intenso que as pedras tinham sido mudadas devido ao fogo, e as cinzas da cidade estavam enterradas a mais de 1,5 metros de profundidade.

Este dado não prova que o que a Bíblia reporta aconteceu, mas se o que o que a Bíblia reporta é verdade, então este tipo de coisas é o que se poderia esperar. Esta observação está de acordo com o que a Bíblia revela.

Conclusão:
Todas as alegações que afirmam que existem erros na Bíblia é baseada na falta de conhecimento, ou na falta de moralidade. A Arqueologia tem destruído as pretensões dos cépticos, mas isso não o tornará num cristão. E porquê? Porque como ele não chegou à posição de céptico devido as evidências, não vão ser as mesmas que o vão tornar num cristão. O Único que é capaz de transformar um crente ateu num crente em Deus é o Espírito Santo. Nós, humanos, não temos essa capacidade.

João 17:17 - Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a Verdade.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More