terça-feira, setembro 09, 2008

"O Mais Sofisticado Engenho Voador do Planeta"

O mais sofisticado engenho voador do planeta?? Bem, se calhar é um destes....

Ok ok. Talvez não. Então deve ser um destes....
hmmmmm. "I don't think so".

Sem dúvida, deve ser o seguinte....

Errrr........Não.

Bem, na verdade, segundo Michael Dickinson (da CalTech), o mais sofisticado engenho voador do planeta é a ........ mosca!

"Quando vês uma mosca a pairar sobre o teu cabelo ou sobre a tua salada de batata, podes vêr nisso uma coisa chata, mas no meu laboratório o que tu realmente vês é uma máquina maravilhosa, provavelmente o mais sofisticado engenho voador do planeta."


Estas palavras aparecem na "Current Biology", que, como toda a gente sabe, é uma revista dedicada a defender o relato da Criação reportado no Livro de Génesis.
Ok, talvez não, e isso é que torna as palavras do Michael Dickinson mais relevantes.

Dickinson usou dispositivos de câmera lenta de modo a estudar a forma como as moscas evitam serem atingidas ou por um mata-moscas, uma revista, ou outro artigo doméstico.

Primeiro ele "treinou" a mosca de modo a que ela parasse sobre um prisma de vidro. O prisma permitiu que ele visse a mosca simultâneamente de baixo e dos lados.

Depois ele simulou que ia atingir a mosca com um mata-moscas e gravou a sua reacção.

Dickinson diz que, normalmente, a mosca salta da superfície, e começa a voar fugir para longe do perigo. No entanto, as câmeras de alta velocidade revelaram uma coisa extraordinária que acontece imediatamente antes delas saltarem.

"Elas executam um elegante "mini-ballet" com as suas pernas. (...) Elas movem as pernas de uma forma que lhes permita recolocar o seu corpo de forma a que, quando saltarem, elas saltem para longe da ameaça".

Este "mini-ballet" parece dar as moscas um avanço crítico durante a fuga à ameaça..

Dickinson diz ainda que o que é verdadeiramente espectacular é a velocidade a que tudo isto acontece. Em menos de um décimo de um segundo, a mosca tem que assimilar a ameaça através dos seus olhos, determinar a direcção na qual ela se aproxima, e depois fazer os ajustamentos apropriados para saltar na direcção certa. Isto tudo é feito por um cérebro do tamanho de uma semente de papoila.

Dickinson acrescentou ainda: "Incrível o que milhares de acidentes criaram nesta mosca. Glória para Darwin!" (OK, esta última parte ele não disse. Mas poderia ter dito!)

Se forem ler o artigo, hão-de ver que a sua pesquisa não deve nada as fábulas de Darwin. A terminologia usada no site é uma terminologia de design, sofisticação, planeamento e propósito, tudo aquilo que a teoria da evolução diz que não há na natureza.

Este e muitos outros exemplos são evidência empírica contra as palavras de Teodósio Dobzhansky que disse:
"Nada na Biologia faz sentido a não ser à luz da evolução"


Infelizmente para o Teodósio, ele morreu a acreditar nesta mentira...

...................................
Romanos 1
20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More