quinta-feira, março 05, 2009

Será a ciência livre de preconceito?

Segundo um cientista, a ciência não é (ou nem sempre é) a procura honesta da verdade.

Numa carta escrita ao editor da revista "Nature", William Burns (Universidade de Queensland) fêz uma pesquisa num arquivo científico que se encontra "online", e descobriu coisas que não confirmam a noção de que a ciência está livre de preconceitos, pressopusições e filosofias.

William Burns encontrou 100 artigos escritos por Trofim Lysenko, o desacreditado geneticista russo responsável por milhões de mortes quando a sua crença no evolucionismo Lamarckino fêz com que as colheitas faltassem.

Num artigo escrito em 1947, Burns encontrou o Lysenko a dizer o seguinte:

"A oposição dos geneticistas burgueses a esta teoria é atribuido ao seu desejo de justificar a exploração capitalista, que é, essencialmente, uma luta entre a espécie humana."

Reparem que este evolucionista atribui a oposição à sua ideologia não a razões científicas, mas sim a razões que afirmem o contrário da sua fé comunista.

Faz-vos lembrar alguém? Conhecem algum grupo de pessoas que, quando sofrem críticas científicas à sua teoria, afirmam que as críticas são apenas e só ideologicamente motivadas, e não científicamente? Conhecem algum grupo de pessoas que responde a objecções científicas com argumentos anti-teístas?

Noutra parte do arquivo, Burns encontrou centenas de cientistas chineses a louvarem Mao Tse Tung. (Porque será?)

Semelhantemente ele encontrou 70 artigos científicos por Claus Schilling, um criminoso de guerra nazi. O mesmo fêz operações médicas a prisioneiros em Dachau.

Burns fêz então estes comentários:

"Estes exemplos estão em contraste com a versão oficial que lêmos nos livros escolares. Como Thomas Kuhn escreveu no livro "The Structure of Scientific Revolutions" (Univ. Chicago Press, 1962), a ciência é como o Big Brother da sociedade no livro de George Orwell "1984", isto é, a re-escrever constantemente a história de modo a ficar sempre bem vista.

A História pode ter a última palavra, ele afirmou.

Conclusão
Lembrem-se da pesquisa do William Burns da próxima vêz que um ateu vos afirmar que a sua interpretação dos factos é "neutra" e "objectiva", e que o facto da sua interpretação dos dados confirmar a sua fé ateísta é "pura coincidência" e/ou "irrelevante".

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More