quarta-feira, março 04, 2009

Resposta ao Barros: A Justiça Divina

Comentário ao que o Barros escreveu aqui.

Mats, como eu havia começado o texto dizendo que um livro desse tipo, se fosse verdade, abalaria o mundo, mencionei que ele não abalou.

Daí deduzo que a veracidade de um livro é medido pelo "abalamento" que ele faz no mundo? É isso que estás a dizer? Se um livro não "abalar" o mundo, isso significa automaticamente que o livro é falso?
1. Porque é que o que ele afirma ter visto (evidência empírica) está de acordo com a Bíblia?”

Pelo mesmo motivo que pode fazer você ter um pesadelo depois de ver um filme de terror.

Mas......como é que sabes que foi um pesadelo, se a pessoa que viveu a experiência diz que não foi um pesadelo? Já viste o vídeo em questão? Vê o vídeo, e vais vêr o que ele diz.
2. O que é que ele ganha (financeiramente) por “inventar” uma historia destas

Talvez ele ganhe alguma coisa além do dinheiro.

Como por exemplo?

3. Será que existe de facto julgamento depois da morte, ou será que pessoas como o Hitler, Josef Stalin e Torquemada nunca vão pagar pelo horror que criaram?

O fato de alguém achar que Hitler teria que pagar, após a morte, pelo que fez não é um argumento que se possa manter, pois é como se você dissesse: “Olha só que maldito! Ah, mas tem que ter uma punição para ele depois que morrer! Tem que ter!” — Não, não ‘tem que ter’ não.

Então daí se conclui que o Hitler, o José Estaline e o Torquemada NÃO vão pagar pelo mal que fizeram? É isso que acreditas?
4. Se não existe Justiça Universal, então se calhar eu posso viver a minha vida como um ladrão, assassino e tudo o mais, desde que morra sem ser apanhado, certo? Depois de morto ninguém me vai fazer pagar pelos meus crimes, SE Deus não existe.

Rapaz, mesmo Deus não existindo, eu não vou ser um ladrão, não vou ser um assassino, nem esse tudo mais aí, que não quero nem imaginar.

Eu estava a perguntar que, uma vez que não há Justiça Universal se o ateísmo está correcto, então uma pessoa pode fazer o que ela quiser, desde que não seja apanhada, certo? Afinal, se Deus não existe, o Hitler escapou a punição, mas com as mãos cheias de sangue. Se tu estás certo no que acreditas, então o Hitler fêz o que fêz, e fugiu sem "pagar a conta".

É isso que acreditas? Ou será que existe justiça neste universo?

Vou-te dar um pequeno testemunho pessoal.

Mesmo quando eu era criança, a noção de justiça era uma das coisas que mais facilmente me faziam vêr que Deus era Real. Tinha que haver Alguém que julgasse as pessoas por aquilo que fizeram em vida.

Tu e eu certamente que conhecêmos imensas pessoas chamadas de boas, que ajudam o próximo, obedecem a lei policial, cumprem com as obrigações, mas que são humilhadas pela sociedade. Muitas delas morrem pobres, sozinhas, e abandonadas mesmo pela família.

Por outro lado temos pessoas como o Hitler que, a partir de uma certa altura, viveu em conforto e luxúria, matou milhões, e até hoje ainda há pessoas que o tentam seguir. Temos pessoas como o ateu Mao Tse Tung que matou mais pessoas em 50 anos que todos os cristãos em 2000 anos.

Se Deus não existe, os dois grupos de pessoas acima mencionados (os "bons" e os genocidas) vão terminar a sua vida, e a sua existência termina da mesma forma, embora tenham vivido vidas totalmente distintas.

Será justo isso? Não há algo em ti que diz "Epá, isto não é justo. Isto não deveria ser assim!" ? Pois se em ti não há, em mim há, e sempre houve desde que era jovem.

A mensagem de Deus para mim e para ti é que, SIM, há justiça nesta existência. Deus vai fazer justiça, e já escolheu um dia em que julgará toda a carne através do Homem que Ele tem escolhido. Ele deu evidências disto tudo ressuscitando-O dos mortos.

O tempo da ignorância acabou, e agora Deus chama todos os homens que se arrependam e ponham a fé no Grande Juiz. Qual vai ser a tua escolha?

Se tu estás certo, o Hitler escapou, mas se a Bíblia está certa, aquilo que o homem plantar, o mesmo ceifará.

O que é que tu preferes? Um universo onde há justiça ou um onde não há justiça?

Se não tens sede de justiça, e de todas as suas variantes (verdade, etc), porque é que tens um blog? O teu blog tem como finalidade fazer "justiça" do teu ponto de vista, no entanto quando te falo em justiça a nível da existência humana, tu já não queres saber disso.

Porquê?

7 comentários:

O crime e castigo não são tão lineares assim. Normalmente uma pessoa que faz coisas horríveis também teve um passado horrível.

Se tiveres acesso à biografia do gajo que violou uma criança, matou com o maior desprendimento a mãe, etc e etc são geralmente pessoas com um passado lixado.

Isto é muito mais que a preto e branco. Regra geral o pedófilo foi abusado sexualmente e perpetua o abuso.
Mais ou menos como o famoso Bibi da casa Pia que é criminoso e vitima ao mesmo tempo.

Se calhar o Hitler, o Pol-Pot e outros que tais foram pessoas com maus passados, numa determinada época, que fizeram o que fizeram

Sem os desculpar, poderiam não ter feito, mesmo com milhões de homicidios às costas não me parece que mereçam um castigo eterno.

A eternidade é muito tempo.

Que foram uns grandes F.d.P. foram mas ...caramba...por toda a eternidade ?

E, a ser verdade o que se diz de Cristo, isto era frontalmente contra as suas ideias.

Cristo, alegadamente, pregava o amor incondicional.

Não sei se o que dizem dele é verdade ou não mas, pelo menos aparentemente, falava de amor e perdão. Dar a outra face, perdoar a adultera.

O facto de terem vidas (ou infâncias) lixadas não serve de justificação para o que fizeram, embora possa ter ajudado. Há imensas pessoas pelo mundo que foram abusadas mas que não são abusadoras.
As pessoas têm sempre escolhas.

Segundo, a questão mentém-se: o destino final de pessoas como o Hitler é o mesmo que o destin final de pessoas como a Madre Teresa?

Se isso é assim, então.. de que vale tentar viver uma vida de respeito e consideração, se o que me vai acontecer é o mesmo aos que não vivem a tal vida?

Tudo o que eu tenho que me certificar é não ser apanhado.

Mas com Deus, tudo muda. Como Deus existe, então há justiça e misericórdia. O Hiler vai pagar pelo quer fêz, bem como o ateu Stalin. Ele não podem matar milhões e depois fugirem Às responsabilidades.

Há Justiça.

O respeito pelo próximo e a escolha entre ajudar velhinhas a atravessar a passadeira ou gamar-lhes a carteira é mais ou menos inddiferente à recompensa ou castigo final. Quando ajudamos alguém, regra geral, não estamos à espera de recompensa. O gajo que gama a carteira não conta ser apanhado.

Repara que o castigo da lei penal tem como objectivo punir o comportamento, com a privação da liberdade,a protecção dos outros contra o comportamento do meliante e, o que é menos feito, a reeintegração da pessoa na sociedade.

Um inferno não faria grande sentido. As pessoas estão mortas pelo que não servem de exemplo, não representam um perigo para os outros e não podem ser reeintegradas.

Além do mais já pensaste que se a interpretação correcta for a da ICAR tu, eu, o Hitler, o Pol Pot, o Ludwig e o Lutero vamos todos para o mesmo sitio ? E para sempre ?
Espero que saibas jogar poker. De qualquer modo vamos ter muito tempo para treinar :(

O livro da tal senhora está disponivel on line.
Se quiseres envio-to zipado por email porque francamente não me lembro de sitio.

Estive a ler na diagonal. Francamente aquilo ou é um delirio ou uma ganda peta. Se calhar uma mistura das duas.
Muitas vezes neste tipo de coisas as pessoas tem grande dificuldade de distingir entre verdade e mentira.

Agora supõe que era verdade:

Eu não concordaria nunca com alguem que determina um castigo, e tão forte, e por toda a eternidade.
Nem para os piores criminosos.

Assim tenho muitas duvidas que fosse aceitar o céu enquanto estivessem aquelas pessoas todas no inferno.

Se calhar por medo, e sob tortura, poderia aceitar. Afinal somos todos humanos e temos tendencia para ceder ao algoz.

Agora que continuava a considerar uma barbaridade continuava.

Um deus, que podendo evitar, permitisse tais castigos não me merecia qualquer consideração.

Poderia calar, como se calhar o teria feito no III reich ou na russia de stalin, por medo. Nunca por convicção.

Deus nos livre de tal deus....

Diz-me uma coisa: tu leste mesmo o livro?
Se aquilo fosse verdade, mesmo em parte, Deus e Cristo eram horriveis.

Valha-nos Deus perante tal Deus.

Concordas com aquele tipo de castigos?

Identificas-te com um Deus assim ?

Aquilo parece-me uma mistura do terceiro Reich, das purgas Stalinistas, uma pitada de inquisição Espanhola e muito Marquês de Sade...

Sousa da Ponte,
Um inferno não faria grande sentido. As pessoas estão mortas pelo que não servem de exemplo, não representam um perigo para os outros e não podem ser reeintegradas.


O inferno faz todo o sentido segundo a moral do Criador. Se a pessoa passa a vida a rejeitar Deus, mesmo depois de todas as evidências que ELe já deu, então, como ela não quer Deus, Deus dá-lhe isso mesmo: uma vida sem as benças e Presença de Deus.
Ah, e o inferno é para sempre porque depois de morta a pessoa já não pode mudar o seu destino, e porque Deus é Eterno.

Além do mais já pensaste que se a interpretação correcta for a da ICAR tu, eu, o Hitler, o Pol Pot, o Ludwig e o Lutero vamos todos para o mesmo sitio?

Não sei quem é a ICAR.
Estive a ler na diagonal. Francamente aquilo ou é um delirio ou uma ganda peta. Se calhar uma mistura das duas.
Muitas vezes neste tipo de coisas as pessoas tem grande dificuldade de distingir entre verdade e mentira.


Os tormentos do inferno são uma grande peta?

Agora supõe que era verdade:
Eu não concordaria nunca com alguem que determina um castigo, e tão forte, e por toda a eternidade.


Mas isso é a tua opinião. Deus acha que o que elas recebem é perfeitamente justo. Quem é que achas que sabe mais sobre a justiça, Deus ou os homens?

Assim tenho muitas duvidas que fosse aceitar o céu enquanto estivessem aquelas pessoas todas no inferno.
Ou seja, pões em causa o julgamento de Deus. Mas ao fazeres isso, estás a assumir que o teu julgamento é superior.
Pergunta-te uma coisa: se uma pessoa passa a vida a blasfemar Deus, a rejeitar o que Ele diz, e a matar, roubar, mentir, enganar a mulher, ter pensamentos obscenos, sabendo que isso está errado, e que o inferno é a recompesa disso, o que é que Deus pode fazer por ele? Se ele não quer Deus, Deus faz-lhe a vontade.

Um deus, que podendo evitar, permitisse tais castigos não me merecia qualquer consideração.


Mas Deus não quer que as pessoas vão para o inferno, e por isso, mesmo depois de todas as coisas que nós já fizemos, Ele envkiou o Seu Filho Jesus para que todo aquele que NELE crê não pereça mas tenha a vida eterna.

Qual vai ser a tua decisão? Sabendo que há um fogo eterno milhares de quilómetros abaixo de nós, pronto a devorar todos os que nele caem, o que é que vais fazer?

Pensa nas coisas que tu já fizeste nesta vida.
Alguma vez mentiste? Isso faz de ti o quê?

Alguma vez respondeste torto à mulher, ou aos teus pais? Isso viola o 5º Mandamento.

Lembra-te daquelas coisas que tu fizeste que só tu e Deus sabem. Se tu morresses e fosses conduzido para a Presença do Deus Santo? Para onde irias parar, céu ou inferno?

Deus exige 100% perfeição. Se nenhum de nós é perfeito, então têmos que aceitar o Caminho que Deus já preparou (Jesus Cristo).

Rejeitando isto, estamos efectivamente a dizer "Eu não quer saber de Deus". Deus como não obriga ninguém, dá as pessoas as consequências dos seus actos.

Pensa nisso.

Se tem uma coisa que eu aprendi no meu curto espaço de vida (tenho só 25 anos) é que o sofrimento agudo anula a consciência do ser humano.No momento do sofrimento,seja físico ou mental,a consciência e a própria personalidade da pessoa ficam "off",tudo que resta é um ser em estado de agonia,não há noção de culpa,de justiça,de nada.Quando estão em sofrimento profundo não há a menor diferença entre o maior dos psicopatas e a mais inocente das criancinhas.

A dor é dor,uma realidade absoluta que anula tudo o mais.Quem está em sofrimento extremo não está "pagando" por nada,está simplesmente sofrendo.A noção de que o indivíduo fez algo de errado e que disso resultou a dor só pode vir depois do sofrimento.

Quando tocamos em uma penela quente e queimamos o dedo,no momento da dor mais aguda não estamos pensando "Não devia ter tocado na panela quente!".Esse 'mea culpa' só vem mais tarde pois no momento da dor,é só dor e nada mais.

Sendo assim,a idéia de inferno de um sofrimento infinito e eterno,e de de certa meneira até físico,com fogo,máquinas de tortura,etc, me parece totalmente sem sentido e incompatível com a "personalidade" de Deus.

Eu creio que tenhamos que arcar com as consequencias de nossos atos mesmo depois da morte,mas sinceramente esse tipo de inferno no qual muitos creem é absurdo e só serve para passar uma imagem errada de Deus.

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More