terça-feira, março 10, 2009

O que é que o ateísmo tem para me oferecer?

Num debate recente entre o teísta Dinesh d'Souza e o ateu Christopher Hitchens verificou-se um incidente que ilustra bem o Poder transformador do Senhor Jesus Cristo.

Depois do debate formal, e como é normal em alguns debates, chegou-se à parte das perguntas e respostas. Uma das pessoas a quem foi dada a hipótese de questionar os protagonistas era um senhor de uma das ilhas do pacífico (esqueci-me do nome). A sua pergunta era essencialmente esta:

Sr Hitchens, eu venho de uma área pacífico. Antes da chegada do cristianismo à nossa cultura, nós éramos um povo totalmente diferente, chegando mesmo a practicar o canibalismo. Quando o cristianismo chegou, nós abandonamos muitos dos nossos antigos costumes, inclusive o canibalismo.

O que é que o ateísmo tem para me oferecer em troca?

Podem vêr a resposta do Christopher Hitchens no seu debate, mas de certeza que a sua "resposta" vos vai desiludir.

As palavras de um homem que experimentou uma vida sem Deus, com as ramificações que daí advém, e o testemunho vivo do que aconteceu após a sua cultura de aceite Cristo tem um poder dramático.

O que é que o ateísmo tem para oferecer a um homem assim? Melhor, o que é que o ateísmo tem para oferecer a qualquer pessoa?

Os ateus normalmente usam e abusam da bandeira da racionalidade e de frases onde está subentendido que as sociedades funcionariam melhor se deixassem o cristianismo de parte.

Os dados históricos dizem exactamente o contrário.

Sociedades que abandonam a moral Bíblica invariavelmente sofrem declínio moral, e este declínio moral é invariavelmente acompanhado por outras tipos de declínio que mais cedo ou mais tarde começam a afectar a sociedade como um todo.

Um dos exemplos mais cabais deste facto é a Inglaterra. Há 4 ou 5 séculos atrás a Inglaterra era um país que dominava os mares, sendo uma das maiores super potências que o mundo já conheceu. O cristianismo era também mais forte durante esses anos.

Os últimos 150/200 revelaram uma Inglaterra cada vez mais secular e cada vez mais hostil a Verdade Bíblica, especialmente no que toca ao criacionismo Bíblico.

Quais são as consequências disto? Ao nível moral, a Inglaterra está totalmente de rastos.

Devido à secularização da sociedade, os ingleses tem uma natalidade mais fraca. Isto causa a que eles precisem de importar estrangeiros para suprir a baixa natalidade. O problema é que a maior parte dos estrangeiros que estão a chegar às ilhas de sua majestade são pessoas com um credo totalmente distinto do código moral vigente por lá. A maioria desses estrangeiros, não só não estão a ser assimilados pela sociedade, mas estão a tentar destruir a sociedade e suplantá-la por uma mais de cariz árabe.

A vida dos mais frágeis também perdeu o seu valor, quer seja dos mais idosos, doentes mentais, ou principalmente, quer seja dos bébés no ventre materno.

Eu uso o exemplo da Inglaterra, mas qualquer outro país secularizado como a Inglaterra serve (Alemanha, França, Suécia). A questão é a mesma: o que é que o ateísmo tem para me oferecer? Porque é que o senhor acima referido deveria abandonar o cristianismo, que causou que ele e as suas gentes deixassem de ser canibais, e passassem a ter fé em Darwin, Dawkins ou Sam Harris?

O que é que o ateísmo produziu de positivo para a sociedade?

6 comentários:

O Cristianismo foi uma revolução. Certamente melhor que o que lhe era anterior. O mesmo se pode dizer do Islamismo. Se o novo paradigma não fosse melhor que o anterior o anterior não tinha sido substituido.

A lei do Velho Testamento, aquela que está em Numeros e Leviticos deve ter sido justa e adaptada à época. Agora, se aplicada, seria uma abencerragem e algo parecido, ou mesmo pior, que um regime Talibã.

As sociedades, pelo menos aqui no ocidente, libertaram-se da nefasta influência das religiões.

Aliás o teu blog só é possivel porque o poder politico, nomeadamente depois da revolução francesa, se afastou do poder teológico. Caso não fosse assim já estavas, a meu lado, de sambenito a arder nas fogueiras da inquisição.

As sociedades ocidentais estão afastadas do poder das religiões. Aínda bem. Somos livres de ser ou não religiosos e no caso de o sermos, como tu, poder exprimir a sua fé sem ser torturado ou morto.

Não tenhas ilusões: a melhor e mais doce religião estando no poder começa logo a exercer repressão.

Pelo mesno sempre foi assim.

Claro que o Cristianismo, o Mormonismo ou o Islão são grandes evoluções em relação a religião que praticam sacrificios humanos.

Um missionário Islâmico poderia dizer o mesmo. Mesmo uma Sharia mais radical como a do Irão é um progresso face ao canibalismo.

Agora pensa numa coisa:

Tenta adaptar o nosso código civil e o penal à lei de Leviticos e Numeros...valha-nos Deus e um burro aos coices...eu fugia logo do país e tu ?

Sousa,
em toda a tua resposta não disseste o que é que o ateísmo tem para oferecer.

E que tal adaptar a nossa legislação a Numeros e Leviticos ?

Seria um desafio interessante.

Dizer que era uma legislação datada no tempo não é argumento.

A não ser que a moral e ética sejam relativas...

Não é ?

Sousa,
Levítico e Números só é problemático se fôres um violador, desobediente aos teus pais, homosexual, idólatra, feiticeiro, ou alguém que gosta de ter relações sexuais com animais. Em qual dos grupos tu te enquadras?

Segundo, as leis ceremoniais de Levítico são diferentes das leis morais.

Terceiro, uma vez que tu não acreditas em Deus, aquilo que tu consideras de "não practicável" segundo o teu código moral, é relevante para ti.

Quarto, ainda não disseste qual é a utilidade do ateísmo.

Vocês gostam de atacar mas não têm alternativa nenhuma à cosmovisão cristã. Falam de como a vida seria melhor sem a fé em Deus, mas quando vos perguntámos como é que a vida "seria melhor", tudo o que sabem é atacar a Bíblia.

O que é que seria dos ateus sem os cristãos? Nós somos a vossa razão de viver, e sem nós, vocês estariam bem mais vazios. :-D

Vamos analisar seu artigo por partes.

•Os antigos canibais foram forçados a mudar seus hábitos, não lhes foi dada livre escolha. Simplesmente eles lhes foi forjada a idéia de que o canibalismo é errado.

• No caso da Inglaterra, você cita que o país está com sua moral em frangalhos, e usa um link sobre homossexuais. Isso toca num importante aspecto da religião em geral: o PRECONCEITO. Se as pessoas têm o tal Livre Arbítrio bíblico, porque elas não podem escolher serem homossexuais, ou mesmo canibais? É uma livre escolha delas, certo? Veja que a Bíblia prega a liberdade de escolha, mas desde que as alternativas sejam aquelas escritas em um código moral escrito há milhares de anos.

• Respondendo à pergunta original do post, o ateísmo tem a oferecer a liberdade de escolha, pensamento e expressão; o fim do preconceito e da idolatria (afinal, cristãos adoram a imagem da cruz, das "fotos" de Jesus, adoram a Bíblia, etc... e isso é idolatria) e o início da verdadeira evolução racional humana. Afinal, qual é o ateísta que defende o uso de lavagens cerebrais e a imposição de culturas? Todos pensam "coitados dos índios brasileiros, dos judeus, etc..." mas nunca lembram que as pessoas que realizaram esses massacres tinham princípios religiosos como motivação. Todo evangélico tenta "converter" os outros de qualquer maneira, extirpando sua cultura original.

E você, cristão, faz o bem porque você acha que é justo ou é só para ganhar pontos com Deus? O sentido, o valor da vida, é viver e mudar o mundo cheio de preconceitos ou é somente ser escolhido para algo que não é provado que existe?

PENSE, apesar de eu saber que as capacidades de um cristão pensar são limitadas.

Porque você, cristão, não acredita, e zomba e ridiculariza os politeístas, ou os animistas, ou os que acreditam em outro tipo de divindade? A crença deles simplesmente é incaceitável pra você, certo?

Nenhuma cultura é inaceitável, nem merece ser extinguida, segundo o pensamento de um ateu. Simplesmente são infundadas, e todo ser humano merece ver as luzes da ciência, para tirar a atadura religiosa que os venda os olhos.

Obrigado.

Olá Eduardo. Obrigado por tirares tempo para comentar. Aqui fica a minha resposta.

•Os antigos canibais foram forçados a mudar seus hábitos, não lhes foi dada livre escolha. Simplesmente eles lhes foi forjada a idéia de que o canibalismo é errado.
Tens alguma evidência para a crença de que os canibais a que pertencia o dito homem foi forçado de alguma força?


• No caso da Inglaterra, você cita que o país está com sua moral em frangalhos, e usa um link sobre homossexuais. Isso toca num importante aspecto da religião em geral: o PRECONCEITO. Se as pessoas têm o tal Livre Arbítrio bíblico, porque elas não podem escolher serem homossexuais, ou mesmo canibais?
Elas podem escolher o que quiserem, mas o facto de poderem escolher não torna a sua escolha moralmente certa. A secularização da inglaterra está a destruir a fibra moral da mesma.

É uma livre escolha delas, certo? Veja que a Bíblia prega a liberdade de escolha, mas desde que as alternativas sejam aquelas escritas em um código moral escrito há milhares de anos.
Estás a fazer confusão entre "capacidade de poder escolher" e "o que Deus quer que façamos. Deus dá-nos livre arbítrio, mas claramente diz que há comportamento melhores que outros. A promiscuidade sexual é um comportamento inferior à castidade, por exemplo.

• Respondendo à pergunta original do post, o ateísmo tem a oferecer a liberdade de escolha,
pensamento e expressão;

Já havia liberdade de escolha, pensamento e expressão antes do ateísmo tomar conta da sociedade ocidental

o fim do preconceito e da idolatria (afinal, cristãos adoram a imagem da cruz, das "fotos" de Jesus, adoram a Bíblia, etc... e isso é idolatria)
O ateísmo não termina com o preconceito, mas muda de preconceito. Os "maus" já não são os imorais mas aqueles que afirmam a Verdade Absoluta da Palavra de Deus.
e o início da verdadeira evolução racional humana.
É isso que está a acontecer na Inglaterra?

Afinal, qual é o ateísta que defende o uso de lavagens cerebrais e a imposição de culturas?
Stalin, Mao Tse Tung, Fidel Castro, Che Guevara, etc,etc. O que não falta é ateus que usaram a força para impor a sua cultura nos outros.

Todos pensam "coitados dos índios brasileiros, dos judeus, etc..." mas nunca lembram que as pessoas que realizaram esses massacres tinham princípios religiosos como motivação.
quais eram os princípios religiosos de Mao Tse Tung, Pol Pot e Stalin? Estes 3 ateus mataram mais seres humanos em 70 anos que toda a igreja cristã em 2000 anosE você, cristão, faz o bem porque você acha que é justo ou é só para ganhar pontos com Deus?
Se Deus não existe, quem é que decide o que é o "bem" e o "mal" em termos absolutos?

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More