sexta-feira, outubro 15, 2010

Deus tem sentido de humor: China e o cristianismo

Tanto trabalho que os ateus estão a ter em combater o cristianismo aqui no ocidente, enquanto Deus está a levantar um verdadeiro exército do outro lado do mundo.

Tanto trabalho para nada. Bolas, pá!

China pode se tornar maior país cristão do mundo em algumas décadas

Reportagem do jornal Guardian mostra que há conversões em massa dos chineses ao cristianismo. Enquanto isso, o Estado, com medo do crescimento das igrejas em casas, está construindo várias igrejas (entre católicas e protestantes) e investindo em seminários cristãos.

Hoje, existem cerca de 40 milhões de cristãos registrados no Estado, mas, segundo o CBN, se acrescentarmos os cristãos que se reúnem em casas (logo, não-registrados), o número pode chegar a 100 milhões.

Uma diferença do cristianismo do século XXI na China daquele do início do século passado ou antes, é que o movimento cristão de hoje é liderado pelos próprios chineses, ao contrário de antes, liderado por missionários americanos ou pessoas vindas do Vaticano. Além disso, esses novos cristãos chineses creem que Deus lhes deu a missão de também converter seus familiares, amigos e a nação chinesa.

Em sua recente trajetória e com o Estado apoiando, como o ex-chefe de Pequim da revista Time David Aikman nota, dentro de três décadas poderá haver cerca de 400 milhões de cristãos na China. O futuro do Cristianismo pode bem estar no Oriente.

Vale lembrar também que a Coreia do Sul é um grande país cristão, o segundo que mais envia missionários em todo o mundo, além de ser o país onde estão as maiores igrejas evangélicas do mundo. O Cristianismo também cresce em Hong Kong.

Recentemente, David Aikman escreveu o livro "Jesus em Pequim: Como o Cristianismo está transformando a China e mudando a balança global do poder". Veja crítica aqui.

Fonte: Guardian e Asian Review of Books

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More