quinta-feira, outubro 28, 2010

Portal Ateu alegra-se com invasão de espaço religioso

A militância ateísta deixa os homens que a seguem cegos à razão e ao bom senso. Digo homens porque as mulheres no geral não parecem interessadas no ateísmo.

O Jairo fez um post onde um militante ateu humoriza uma situação que poderia ter causado danos físicos sérios (e talvez mortais) aos católicos que se encontravam no local.

Reproduzo-o na íntegra.


Esta semana, um indivíduo ao volante de um automóvel invadiu o recinto do Santuário de Fátima, colocando em perigo a integridade física e desrespeitando o sentimento e a liberdade religiosa dos peregrinos.

Tratando-se de um episódio isolado e que acabou em bem, talvez originado em alguma deficiência mental ou estado de bebedeira/"pedrada" do condutor do veículo, e não se tendo registado qualquer ferimento; ainda assim não há dúvidas de que este episódio é condenável.

Rui Janeiro, membro do Portal Ateu, achou que esta notícia justificava ser divulgada naquele espaço, supostamente dedicado ao "ateísmo". Colocou-a na categoria "Humor", deu-lhe o título "Uma alternativa à peregrinação dita standard" e introduziu o video com o seguinte comentário:

"Carmageddon!

Então já não se pode pagar a promessa? Não sei quantos quilómetros com techno a altos berros seguidos de meia dúzia de peões no Santuário em honra da Virgem."

"Carmageddon" é um jogo de video, simulação de corrida automóvel em que um dos objectivos é atropelar o maior número de pedestres para obter pontuação. O termo "peões" designa os que andam a pé. "Piões" é o plural de "pião", o brinquedo em forma de pinha que gira, e também o nome que se dá à manobra de fazer um automóvel girar. Ou Janeiro cometeu uma gaffe, ou acha mesmo divertido imaginar uma sessão de carmageddon real naquele local.

De qualquer forma, só um estúpido e fanático anti-religioso, pode achar divertida a invasão de um espaço de culto. Como, já anteriormente, só a mesma qualidade de imbecis podia ter achado piada à agressão a um homem idoso, apenas porque não gostam nem querem seguir a religião dele.

Os cobardes que não têm coragem para passar à acção contra quem odeiam, arcando com as consequências desses actos, alegram-se quando alguém mentalmente debilitado manifesta esses comportamentos anti-sociais. O que os torna duplamente cobardes.

Há tempos, tivémos em Espanha o caso de um ateu que interrompeu um batismo cristão, insultando os presentes e gritando que a cerimónia representava nada. Estamos perante o mesmo tipo de comportamento. Como os cultos e rituais religiosos não significam algo real para os ateus portalados, torna-se divertido que cerimónias e cultos religiosos sejam interrompidos por agressões e outros números do género.

Tudo de acordo com a cartilha neo-ateísta de Sam Harris e companhia, para quem o próprio respeito à religião é uma coisa má. Imaginando que alguém invadia e estragava uma destas "cerimónias pessoais humanistas" promovidas pelo Portal Ateu, fazendo uns piões no local ou agredindo um dos presentes; certamente os ateus portalados iriam compreender, como qualquer pessoa, que a ofensa e intromissão nada teria de divertida ou humorística. Mas basta a cerimónia ou local ter característica religiosa, e isso faz toda a diferença para estes tolerantes e nada violentos ou facciosos, militantes por um mundo melhor.

O líder máximo do Portal Ateu, gosta de se pavonear pelas televisões, com as suas falinhas-mansas. Mas aos membros da Associação PAMPAP-Portal Ateu Movimento Ateísta Português, tal como à Associação Ateísta Portuguesa, ninguém os mandatou como porta-vozes de "os ateus".

Também não temos qualquer razão para aceitar que alguém, apenas por ser ateu, se considere um legítimo juíz moral, provedor ou fiscalizador das actividades religiosas em Portugal.

É inadmissível que a comunicação social convide, entreviste e dê tempo de antena para estes ignorantes fanáticos se colocarem no papel arrogante de quem tem o direito de criticar e determinar qual o papel da religião na sociedade; mas nunca prepare as entrevistas, documentado-se previamente sobre a natureza deste tipo de militância e fazendo as perguntas que realmente se justificam.

Como seja, por exemplo, questioná-los olhos nos olhos e perante os telespectadores:

Qual a piada de alguém agredir um sacerdote ou utilizar um carro para invadir um espaço de culto religioso, e como se justifica que isso seja considerado assunto "ateísta"?!


"Neo-Orcs são seres de peles enrugadas e reptilescas com uma tonalidade que vai do verde musgo ao marrom escuro. As novas sociedades Orc são de formação semelhante ao voyeurismo militante. Passam o dia a imaginar e a observar os comportamentos de quem consideram inimigos, à espera de que algo de mal lhes aconteça. Neo-Orcs acreditam supersticiosamente que um dia dominarão a terra e tornarão a sociedade humana feliz."

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More