domingo, novembro 07, 2010

Sensores de Dióxido de Carbono

Já te perguntaste sobre o porquê dos mosquitos te encontrarem tão rapidamente? Da próxima vez que tentares fugir dum mosquito, tenta não respirar uma vez que eles são atraídos pelo dióxido de carbono que tu exalas.

E como é que os insectos detectam o dióxido de carbono? Estudos recentes descobriram duas proteínas de célula neurónica (receptores neurais) que parecem ser as responsáveis pela operação. E isto com eficiência.

Tal como um estudo já explicou, os insectos que se alimentam de sangue usam um sistema olfactivo altamente sensível e especializado para localizarem os seus anfitriões. O estudo identificou dois receptores neurais nas moscas que, juntos, causam que sinais nervosos sejam enviados quando o dióxido de carbono está presente. A experiência mostrou que a presença de ambos os receptores é necessária - a presença de só um deles levou a que o insecto não detectasse o dióxido de carbono.

Tal como explicou um cientista, tais sistemas sensoriais moleculares são "delicadamente sensíveis" a níveis de dióxido de carbono que nós nem nos apercebemos. Eles são, de facto, "maravilhas da engenharia natural".

Dada a presença de tal design específico nos insectos, e uma vez que ambos os receptores são necessários para o funcionamento do sistema, seria de esperar que os evolucionistas tivessem dificuldades em explicar a origem de tal sistema, mas isso não se verifica. Eles não te problemas com mais este sistema porque, como o evolucionista Ken Miller já afirmou, Deus nunca poderia ter criado os mosquitos, portanto eles só podem ter evoluído.

E com uma frase apenas os evolucionistas evitam ter que passar o embaraço de explicar como é que um sistema com tal nível de sofisticação e design pode ser o resultado de forças não inteligentes.

A ideologia naturalista aparentemente está acima da ciência e das evidências.


0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More