segunda-feira, novembro 08, 2010

Polícia de trânsito do sistema nervoso

O que é que faz com que os sinais nervosos se movimentem numa direcção nos neurónios? É uma questão importante uma vez que o sinal reflectivo dum encontrão no joelho tem que ir em direcção ao músculo adjacente e em direcção ao cérebro e não numa direcção qualquer.

Será que há algum tipo de polícia de trânsito que controla a localização dos sinas "Sentido Único" nas células nervosas? De facto existe. De acordo com uma notícia proveniente da Universidade da Geórgia, é a enzima MEC-17. Os pesquisadores não tentavam curar uma doença e nem derivar uma aplicação a partir desta descoberta.

Como é que os neurónios sabem em que direcção enviar os sinais? Aparentemente o tal MEC-17, que foi estudado nos nematóides, nos peixe-zebra e nas células cancerígenas, é responsável por colocar os sinais de trânsito - chamados de marcas de acetilação - nas auto-estradas celulares construídas de micro-tubos. Os caminhos com níveis superiores destas marcas estão na zona de envio, e as zonas com níveis inferiores estão na área receptora.

Quando as marcas não são montadas correctamente, coisas más acontecem: o peixe-zebra desenvolve defeitos neuromusculares, e os humanos ficam sujeitos a doenças neurológicas debilitantes como a doença de Parkinson, Alzheimer e a doença de Huntington. Esta descoberta pode conduzir a novas estratégias de tratamento ao aumentar ou diminuir a acção do MEC-17.

Ao notar que o MEC-17 funciona da mesma forma em animais tão diversos como os nematóides, os peixes ou os seres humanos, os pesquisadores deduziram que "este processo de acetilação dos microtubos usando o MEC-17 é uma função evolutivamente conservada".

"Conservada" significa "não evoluiu".


Afirmar que algo está "evolutivamente conservado" é o mesmo que dizer "entortadamente direita". É uma frase sem sentido que não nos pode enganar e levar-nos a pensar que tem algum sentido.

Esta descoberta coloca mais ênfase no facto das coisas não acontecerem por acaso; partes específicas são necessárias para a funcionalidade.

Uma pergunta que a equipa de pesquisa não considerou foi: o que é que controla o MEC-17? Se este enzima coloca sinais, quem é o capataz? Nós não estamos conscientemente a controlar este sistema; a maioria acontece sem o nosso conhecimento. Isto é como a regressão infinita: quem observa os observadores? A hierarquia de design eventualmente tem que parar no Designer que é Omnisciente e Omnipotente.

Se calhar a artificial aversão que os evolucionistas tem a Deus faz com que eles não falem muito sobre as rotinas que controlam o MEC-17.

1 comentários:

Devias estudar um pouco de biologia para perceer o que isso quer dizer.

Conservado em várias espécies diferentes é um marco em todas elas. A enzima conservou-se ao longo do tempo de evolução dessas espécies.

A mesma enzima a fazer o mesmo em espécies tão diferentes significa que a informação genética também é a mesma e está conservada. Sim não evoluíu. Não evoluíu porque não é preciso evoluír tudo. A conservação indica que a enzima faz o necessário. Se a informação foi conservada quer dizer, também, que essas espécies, no passado, partilharam a informação de forma a que, hoje, possamos ver essas marcas genéticas. E vemos, aqui está a prova.

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More