domingo, janeiro 18, 2009

Pode a ciência construir um olho?

Salmo 139:14
"Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem".


Os cientistas têm tentado construir um sistema de visão que seja capaz de vêr tão bem como o olho humano. Durante este processo a sua apreciação pelo dom a visão têm aumentado consideravelmente.

Eles aprenderam, primeiramente, que nenhum chip de computador existente no mundo pode começar a fazer o que a retina faz. Mas se fosse possível construir uma máquina que fizesse o que a retina faz, esse dispositivo teria que ser um milhão de vezes maior que a nossa retina. Um cientista estimou que um chip que pudesse a fazer o que a retina faz teria que ter 45,45 kgs!

A retina, que é parecida com o papel transparente com o qual nós embrulhamos a comida (celofane), pesa menos que uma grama e ocupa apenas 0,01 milimetros. Paralelamente, o tal chip que supostamente teria a capacidade de vêr ocuparia um espaço de 25,4 centímetros cúbicos.

Em termos de consumo de energia, enquanto que a nossa retina consume apenas 0.0001 watts, o engenho artificial requereria 300 watts de corrente, bem como um sistema de refrigeração.

Mesmo com tudo isto, o chip de visão artificial não veria assim tão bem. Ele seria capaz de resolver uma área quadrada de apenas 2,000 unidades de visão (chamados pixels), enquanto que a tua visão tem a capacidade de resolver cinco vezes mais. O tal chip seria o equivalente a 1 milhão de transístores, enquanto que a tua retina tem o equivalente a 25 bilhões de transístores!

Conclusão:
Da próxima vez que alguém te disser que "não há evidências científicas" para um Criador, pega num espelho e observa a tua retina. Cada segundo que passa a tua retina executa mais operações matemáticas do que aquelas que tu poderias resolver em meses. Lembra-te: isto é por cada segundo. Depois de vêres isso, pergunta-te se alguma vez alguém viu uma máquina que executa operações matemáticas surgir "por acaso", sem ser o resultado de design, inteligência e planeamento.

Verdadeiramente, a ciência oferece um testemunho sólido para o Criador. Só não vê quem não quer.

.......................................................................................
Vêr também:
1. Visão Celestial
2.A Vista Sensível *
3. O Espantoso Picapau
4. A Improvável Abelha
5. Plantas Possuem Termostátos
6. O Cérebro Supera Computadores
7. Base de Dados de Mutações Aleatórias
8. Computador Mais Proximo do Cérebro
9. Sistema de Visão: Aprendendo com Deus
10. Asas de Borboleta: Aprendendo Com Deus
11. Cientistas Aprendem Com o que Deus Criou
12. Existe "Mau Design" No Sistema de Visão?
13. Formigas Jardineiras - Evolução ou Criação?
14. Criatura Que Refuta o Evolucionismo - Parte 2
15 "O Mais Sofisticado Engenho Voador do Planeta"
16. Criaturas Que Refutam o Evolucionismo - Parte 1
17. Sistema Imunitário e Spam: Aprendendo com Deus

1 comentários:

"Watt" é uma unidade de potência e não de energia. É normal que alguém sem formação científica não saiba a diferença. Alguém com formação científica também poderia deixar escapar uma frase menos correcta, admito.

Mas o que interessa aqui é: você não tem conhecimentos científicos. Você não vê nenhum cientista a usar o trabalho desenvolvido por eles para envagelizar os outros. Não vê nenhum cientista a pregar religiões.

Porque não vê? Se os achados científicos são tão melhores compreendidos por quem os efectuou e/ou efectua, não estariam eles mais creditados para fazer as conclusões que você faz?

Não será que você conclui o que conclui porque não sabe do que está a falar?

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More