terça-feira, junho 30, 2009

Golfinhos e Eficiência Hidrodinâmica: Aprendendo com Deus

Nós todos ficamos maravilhados com a movimentação elegante e graciosa dos golfinhos debaixo da água. "As suas barbatanas", diz a ScienceDaily "aparentam estar perfeitamente adaptadas para o máximo de agilidade aquática".

Contudo, ninguém tinha ainda analisado 1) a forma como as barbatanas do golfinho interagem com a água 2) o impulso hidrodinâmico que elas geram, 3) a inércia que elas experimentam ou 4) a sua eficiência hidrodinâmica.

Laurens Howle e Paul Weber da "Duke University" juntaram esforços com Mark Murray da "United States Naval Academy" e Frank Fish da "West Chester University" para descobrirem mais sobre a hidrodinâmica das barbatanas das baleias e dos golfinhos.

Segundo o artigo por eles publicado no "The Journal of Experimental Biology", as barbatanas dos golfinhos geram o impulso hidrodinâmico da mesma forma que o avião "Delta Wing" gera o seu impulso aerodinâmico.

Usando tomografia (1) informática para fazer "scans" das barbatanas de 7 espécies diferentes de golfinhos, a equipa fez modelos à escala das barbatanas de cada espécie. Seguidamente, eles mediram o impulso e a inércia experimentadas pelas barbatanas em inclinações que iam de -45º para +45º, e em túneis de corrente a uma velocidade que seria equivalente a 2 metros por segundo para a barbatana completa.

Comparando os coeficientes de impulso e de inércia que a equipa calculou para cada barbatana, eles descobriram que as mesmas se comportam como a arquitetura dos modernos aerofólios.

Definindo as formas das barbatanas como "triangular", "swept pointed" ou "swept rounded", a equipa usou simulações informáticas do fluido à volta das barbatanas, e descobriu que as barbatanas "sweptback" geram um impulso semelhante ao dos aviões "Delta Wing".

Calculando a eficiência das barbatanas, os pesquisadores notaram que as barbatanas triangulares dos golfinhos "Bottle Nose" é mais eficiente, enquanto que a dos golfinhos "Harbour" e a dos golfinhos atlânticos "White Sided" eram as menos eficientes.

Obviamente que, como evolucionistas que são, eles tinham que louvar Darwin com uma descoberta científica que nada deve a mitos vitorianos:

Afirmando que factores ambientais e factores relativos a performance desempenharam um papel significante na evolução das barbatanas de golfinhos e baleias, bem como a sua hidrodinâmica, Howle e os seus colegas estão empenhados em descobrir mais sobre a ligação entre a performance das barbatanas, e o ambiente que as baleias e golfinhos enfrentam diariamente

Perguntas:

Se depois de todo o desenvolvimento experimental, testes e trabalho árduo, os cientistas afirmarem que a barbatana "provavelmente" evoluiu há 300 milhões de anos atrás devido a "pressões ambientais", será que isso vai de alguma forma aumentar o conhecimento que nós temos da funcionalidade das ditas barbatanas?

Se nós adoptarmos a posição que afirma que o mundo biológico é o resultado do acto criativo de Deus, será que as descobertas científicas em volta da operacionalidade das barbatanas será diferente?

Alguém me lembre outra vez qual é a função científica da teoria da evolução? Não me vem nada à mente. Segundo o que conseguimos observar, os cientistas fazem o seu trabalho alegremente sem levar em conta o suposto "processo evolutivo" dos sistemas biológicos.

Para quê é que precisamos da teoria da evolução mesmo?

................................
1. "Tomografia é um exame realizado na medicina. Derivada do termo "tomos", partes e "grafen" registro. É uma técnica assistida por computador, em que dados de diferentes perfis são combinados e calculados para formar imagens "em fatias" dos objetos analisados, sendo comum o seu uso, atualmente, em medicina." - Wikipedia.

1 comentários:

Por que precisamos da teoria da criação mesmo? Meu querido, se seguir essa linha de raciocínio em que tudo que existe precisou ser criado, precisamos considerar a mazela de quem criou Deus. Se disser - Deus sempre existiu, então está contradizendo o proprio raciocíno. Precisas conhecer a fundo a teoria da evolução e a do big bang para refutá-las. A fisica nunca disse que o Universo nasceu do nada, mas de uma condição de densidade infinita, ou seja, estava lá antes do big bang. Pode ser que sempre existiu também. Sabes que a narrativa do diluvio universal é inconcistente.De onde vieram os indios? Os aborigenes Australianos? e como se salvou toda a fauna americana e australiana? Se o mundo estava cheio , para onde escorreu toda a água? Se consideram a ciencia inconsistente, porque não admtir as inconsistencias da criação? Como o espirito se movia sobre a face das águas se não havia sol para fornecer energia para mante-la líquida? se a ciencia é mentira então como podes fazer uso dela?

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More