segunda-feira, junho 29, 2009

Psicologia Darwinista Atacada Por Darwinista

Evolução da violação? Nem pensar! Sharon Begley não vai permitir que os psicólogos evolutivos fujam às responsabilidades no que toca às suas histórias em como os violadores, pedófilos e adúlteros não são culpados pelos seus comportamentos uma vez que "a evolução os fez da forma que eles são". O blog da "Science Magazine" Origins aparenta estar a apoiá-la.

Não é de agora que a escritora de ciência Sharon Begley afirma estar céptica em relação a qualquer coisa remotamente parecida com determinismo biológico ("Nós somos o que somos porque a Biologia nos fêz assim, e mesmo que pudéssemos, não conseguiriamos mudar"). A edição do dia 29 da Junho da Newsweek contém um artigo por ela escrito onde ela critica a psicologia evolutiva (a teoria que postula que o comportamento humano - começando na escolha de parceiro, passando pelo abuso de crianças até a guerra - é o resultado de adaptações evolutivas que ocorreram há mais ou menos 100,000 anos atrás).

O seu artigo intitulado de "Porque é que Violamos, Matamos e Adulteramos?" conclui que "a culpa, querido Darwin, não é dos nossos ancestrais mas nossa". O blog Origins afirma que o longo artigo de Sharon Begley ofereceu aos psico-evos (proponentes da psicologia evolutiva) "caracterizações com o intuito de gozo", isto é, ela levou a psicologia evolutiva ao extremo do ridículo.

O problema da sua crítica científica depende, infelizmente, de um outro mecanismo darwinista:

Alguns cálculos sugerem que caçadores que violam irão vêr a sua capacidade evolutiva decrescer e não aumentar, uma vez que os descendentes de tais encontros violentos têm uma menor chance de sobreviver ou mesmo de nascer.

Mas será que esta afirmação não é determinista por si só? Isto parece afirmar que os "gentlemen" (em oposição aos violadores) foram favorecidos devido às tendências psicológicas que foram favorecidas pela selecção natural no seu passado evolutivo, e não devido às acções dos indivídos.

Sharon sente-se aliviada pelo facto da psicologia evolutiva ter vindo a perder influência entre os evolucionistas, mas lamenta o facto de a psicologia evolutiva "ainda ser muito popular entre os mass média". Segundo ela, a psicologia evolutiva representa uma visão simplista da natureza humana.

Conclusão

Este é mais um exemplo em como os evolucionistas não conseguem viver de acordo com a sua fé. Obviamente que a psicologia evolutiva é "simplista". E porquê? Porque reduzir o ser humano a um mero resultado de forças aleatórias, cujo comportamento é controlado apenas e só pelas mesmas leis que controlam todo o universo, é simplista.

A psicologia evolutiva é simplista porque a teoria da evolução é simplista.

Além disso, não se pode lutar contra a teoria da evolução usando a teoria da evolução. Esse é o erro da Sharon. Se tu acreditas que o "bio-Darwin" (mecanismo biológico evolutivo) é que criou o ser humano, então tens que aceitar o "psico-Darwin" (mecanismo psicológico evolutivo).

Se a sra. Begley quer que os homens se comportem como "gentlemen", e não abusem de mulheres, ela tem que arranjar outra forma de o fazer, uma vez que afirmar que a evolução desfavorece os violadores não vai funcionar. Experimenta dizer isso aos violadores que estão na prisão. Será que eles vão-se arrepender? Diz o mesmo aos alunos durante uma aula de Biologia, e vê se isso os vai fazer tratar melhor as alunas.

O comportamento imoral e egoísta não é um problema de baixo-para-cima (evolução) mas sim de Cima-para-baixo (rebelião contra o Criador). O que os homens precisam é de temor do Senhor e de salvação, e não de acreditar que há não-sei-quantos-anos-atrás este ou aquele comportamento foi "favorecido pela evolução".

As pessoas têm a Natureza de Deus nelas próprias, e como tal sabem que há comportamentos que são absolutamente errados, independentemente de quem, onde, ou quando sejam feitos.

Não é a sua Biologia que faz os homens serem violadores, mas sim a natureza caída e o pecado. Quando o homem o faz de forma contínua, isso torna o nosso comportamento comparável ao comportamento de animais.

Em essência, o que a psicologia evolutiva parece afirmar é:

Não há problemas em o ser humano comportar-se como um animal, porque é isso mesmo que ele é

Tenta dizer isto a uma mulher ou a uma criança que foi abusada, e vê o resultado...

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More