segunda-feira, dezembro 21, 2009

Algoritmos Divinos

Pela palavra do Senhor foram feitos os céus,
e todo o exército deles pelo espírito da Sua Boca.
Salmo 33:6

Ler artigos evolucionistas pode ser desesperante. Isto não se deve ao seu conteúdo ao nível da ciência operacional, mas em relação às inferências contra-intuitivas que estão lá presentes. Muitas vezes dá vontade de perguntar aos ateus o que é que os convenceria de que as formas de vida tem Uma Causa Inteligente, para além da estrutura tipo-máquina das biosistemas.

Se para efeitos de estudo, análise, e aprendizagem as formas de vida são tidas como sistemas com inteligência embutida, é perfeitamente lógico inferir Uma Causa Inteligente para a sua origem. Isto é a forma como a ciência opera, mas pelos vistos a "Biologia Evolutiva" opera segundo outras leis "científicas".

O exemplo de hoje para a "ignorância voluntária" dos ateus (aludida por Deus na Segunda Carta de Pedro, Capítulo 3 Versículo 5) é este artigo.

Basicamente o que o mesmo mostra é cientistas a desenvolver aquilo que eles chamam de "algoritmos bioinspirados". Este empreendimento nada mais é que usar os caminhos algorítmicos presentes na natureza como forma de melhorar os nossos próprios algoritmos. Para qualquer pessoa não ébria com o darWINE ("vinho Darwin") isto seria uma evidência poderosa para o Design Inteligente na Biologia, mas, como é normal, os ateus tratam de inundar os textos com desnecessárias referencias à teoria da da Evolução.

De um lado, algoritmo genético, estratégia evolutiva e sistema imunológico artificial. De outro, dispositivos com aplicações em micro-ondas e fotônica, como antenas, filtros, guias de ondas e metamateriais.
Alguém pode explicar o que é uma "estratégia evolutiva" e qual é a sua relação com a ciência? De acordo com algumas definições, "estratégia" é "conjunto de acções para alcançar um fim". Tendo isto em conta, importa perguntar como é que "estratégias" podem ser "evolutivas", se a teoria da evolução nega à partida qualquer Mente Pensante por trás da biodiversidade?

Só mentes pensantes produzem estratégias para chegar a um fim, e só as mesmas podem escolher entre várias opções. A evolução não pode ser uma "estratégia" porque de acordo com os ateus, a mesma é um processo impessoal, não-direccionado e não-planeado. Mas nós estamos cientes da necessidade ideológica para a personificação da evolução.

Segundo o cientista, os algoritmos genéticos resolvem problemas computacionais por meio da modelagem do processo de evolução natural que dirige o desenvolvimento da vida. "Com eles, realizamos processos evolutivos até encontrar soluções adequadas para determinado problema," disse.
Alguém consegue ver o problema com estas palavras? A resolução de problemas, e a direcção de desenvolvimentos são actividades inteligentes. Quem foi que ensinou os químicos a resolver problemas matemáticos e informáticos? Quem foi que programou os processos naturais de forma a que estes possam dirigir o desenvolvimento da vida?

Reparem que os evolucionistas afirmam que realizam processos evolutivos. Isto é contraditório. Se eles realizam o processo, então é um processo inteligente, e desde logo, não é evolutivo. Se é evolutivo, então não envolve inserção de actividade inteligente. Eles não se podem apropriar de ambos os cenários para a sua fé e esperar serem levados a sério.

É preciso ter sempre em conta que de acordo com a religião da teoria da evolução, as formas de vida não são o resultado de Design Inteligente, mas sim o resultado das forças não-inteligentes da natureza. Qualquer processo que tente "imitar" a evolução envolvendo inteligência, contradiz o ponto mais fundamental da teoria.

O artigo continua:

O principal objetivo do trabalho foi a aplicação dos algoritmos inspirados na biologia para a otimização de dispositivos fotônicos e eletromagnéticos por meio da modelagem numérica bidimensional.
Ou, como diria um cristão, "o principal objectivo do trabalho foi a aplicação dos algoritmos inspirados naquilo que Deus criou para a optimização de dispositivos fotônicos e eletromagnéticos por meio da modelagem numérica bidimensional". Todas as referências à teoria da evolução no texto citado são declarações de fé sem importância científica. Fé por fé, mais vale manter a fé que melhor explica as experiências humanas, bem como a que melhor se ajusta com as observações.

Carlos Henrique destaca a eficiência desses algoritmos:

Eles apresentam boa flexibilidade e facilidade de adaptação em diferentes problemas.
Faz sentido, uma vez que Deus criou as formas de vida de modo a que elas possam adaptar-se a diferentes situações e condições. Tendo em isto em conta, faz sentido que os algoritmos por Ele feitos demonstrem "boa flexibilidade e facilidade de adaptação".

Conclusão:

Mais uma vez se vê que a Bíblia, para além de não ser impedimento para o avanço e progresso do conhecimento, é o Único Livro que oferece o pano de fundo ideológico perfeito para o empreendimento científico. Talvez seja por isso que a Revolução Científica aconteceu na Europa cristã.

1 comentários:

Mats!
Já comentei em um debate no site do Sabino,que é um descalabro estar a procura de ordem na informação de algum ponto do espaço e atesta-lo como inteligência,quando temos muitas nano máquinas moleculares que trabalham só com informação complexa e especificada,e isto é "evolução" de sistemas ancestrais de informação,derivadas do acaso geridas pela "mãe" seleção natural.O SETI está a gastar milhões de dólares a procura da tal inteligência alienígena,que nada mais seria do que alguma ordem na informação,quando temos esta rede colossal de informação complexa e especificada na celula e isto é "evolução" de informações ancestrais.Isto é de doer!A racionalidade,a intuição e a lógica,há muito foram jogadas a margem do admisível.Como fortalezas intelectuais são levantadas por este famigerado paradigma,tornando cientistas ridículos em suas afirmações estapafúrdias sem nexo ou senso algum,como comentadas por ti!Abraços.Em CRISTO

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More