segunda-feira, dezembro 14, 2009

Computadores com Software de Auto-Reparação

O software ClearView está construído para operar sobre outros computadores que estão a executar o mesmo software. O ClearView monitoriza o comportamento de programas e estabelece uma sequência de regras e parâmetros para aquilo que são consideradas operações normais.

Quando os engenheiros descobrem uma vulnerabilidade prejudicial num software, eles demoram em média um mês para descobrir uma aplicação que restaure os sistemas afectados.

O artigo na LiveScience diz:

Researchers collaborated with a startup called Determina on the work, hoping that the new software, ClearView, will speed this process up, making software significantly more resilient against failure or attack.
O ClearView funciona sem assistência humana e sem acesso ao código-fonte dos programas. (Este código-fonte é uma sequência de instruções que determina o comportamento do software). Em vez disso, o programa monitoriza o comportamento de um binário: a forma que o programa assume de modo a executar instruções no hardware de um computador.

Quando o ClearView determina que um software intruso está no sistema, ele determina que regra operacional o programa-alvo está a violar. O ClearView aplica então um software-"remendo" (inglês: "patch") que está focado num problema particular, e depois testa o aparato para ver se a solução já está em funcionamento.

O mais impressionante disto tudo é que o ClearView aplica então o software-remendo em todas as outras instâncias do software a ser executado em máquinas distintas, "inoculando-as" contra as intrusões.

De acordo com a MIT's Technology Review:

Para se testar o sistema, os pesquisadores instalaram o ClearView num grupo de computadores a usar o Firefox e depois contrataram um equipa independente para o atacar.

A equipa hostil usou 10 métodos distintos de ataque, todos eles envolvendo a inserção de código malicioso no Firefox. o ClearView bloqueou com sucesso todas as tentativas de ataque ao detectar o mau comportamento, e ao terminar a aplicação antes do ataque poder ter o seu efeito pretendido.

Mal o ClearView detecta uma anomalia, ele fecha o programa e começa a analisar o binário procurando por um software-remendo que poderia ter parado o erro.

Para sete das tácticas da equipa de ataque, o ClearView criou "remendos" que corrigiram os erros. Em todos os casos, o ClearView descartou correcções que tinham efeitos secundários negativos.

Em média, o ClearView construiu um "remendo" eficiente no espaço de 5 minutos após estar exposto ao ataque.

Conclusão:

Se alguém nos disser que este sistema de auto-reparação é o resultado de milhões de anos de mutações aleatórias não-inteligentes, filtradas pela selecção natural, alguém vai acreditar? Acho que não, e isso não se deve ao facto de sabermos a sua origem, mas sim ao facto das propriedades que o dito sistema possui.

Mas quando observamos sistemas biológicos que fazem exactamente isto (auto-reparação), porque é que os ateus acreditam que o mesmo veio a existir sem Uma Mente Criativa por trás?

O Poder de Deus está manifesto em muitas áreas da existência humana, sendo o sistema imunitário um deles. Até há quem aprenda com o que Deus fez para desenvolver melhores programas informáticos, mas os ateus afirmam que "não há evidências" que suportem o Criacionismo Bíblico.

Para nós cristãos aquilo que o artigo da LiveScience mostra não só é um testemunho do poder criativo do ser humano (feito à Imagem de Deus - Génesis 1:26), mas acima disso, é um testemunho óbvio do Poder Criativo Daquele que deu ao homem o poder de ser criativo.

Existem muitas evidências para o criacionismo, mas o ateu não as quer ver porque isso acarreta consequências (mudar de vida, conformar a sua moralidade com aquilo que o Criador quer, reconhecer que é pecador, etc).

Mal sabe ele que ao rejeitar a Bíblia e os dados da ciência, quem perde com isso é ele.

Efésios 5:6
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More