terça-feira, outubro 20, 2009

Ninhos na Arca de Noé

"Faze para ti uma arca da madeira de Gofer:
farás compartimentos na arca,
e a betumarás,
por dentro e por fora, com betume."
(Genesis 6:14)

Os detalhes em torno do Dilúvio de Noé tem causado a que homens comuns e mesmo teólogos tropecem e cedam à tentação de aliar a Bíblia com teorias não Bíblicas.

Ninguém pode, no entanto, afirmar que as palavras não são claras. Deus mandou Noé construir uma embarcação maciça em madeira de modo a levar no seu interior os animais representativos dos animais terrestres da época. Para além disso, as Escrituras revelam que o Dilúvio devastou o mundo inteiro.

Mas os teólogos do século 19, pressionados por homens como Charles Lyell, Hutton e outros proponentes da interpretação uniformitarianista da história da Terra, ficaram convencidos de que a descrição Bíblica tinha que ser interpretada num sentido figurado. Os seus seguidores do século 20 repetiram o mesmo erro e promulgaram a ideia de que o Dilúvio de Noé foi um dilúvio localizado e não global.

Alguns perguntaram-se como é que Noé poderia juntar todos os animais e coloca-los na arca, mas as Escrituras claramente dizem que Deus trouxe os animais a Noé. Noé não teve que andar a caçar um par de animais terrestres um pouco por toda a Terra:

Das aves, conforme a sua espécie, e dos animais, conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra, conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. (Génesis 6:20)
A Bíblia diz ainda que eles "entraram, de dois em dois" (Génesis 7:9) na arca, evidentemente migrando para o local após o Mandamento de Deus.

A forma como eles foram cuidados dentro da arca também tem causado problemas, mas existe uma grande probabilidade de eles terem entrado num estado semi-dormente, como quase todos os seus descendentes modernos são capazes de entrar quando deparados com perigos sobre os quais eles não tem controle e dos quais eles não podem fugir.

Uma coisa engraçada que o Dr John Whitcomb (co-escritor do livro "The Genesis of the Flood") menciona nas suas palestras é o seguinte: os coelhos entraram na arca dois a dois e 371 dias depois (a duração do Dilúvio) saíram dois a dois. Agora pensem na improbabilidade de um casal de coelhos ficar plenamente acordado durante mais de um ano sem se reproduzir!

A posição que afirma que os animais terrestres trazidos por Deus a Noé ficaram na arca num estado semi-dormente tem algum suporte Bíblico. Por exemplo a palavra "compartimentos", que é mais correctamente traduzida como "ninhos" (eng: "nests") em todo o resto das Escrituras, implica, sim, um pequeno lugar para dormir ou aconchegar-se e não uma jaula larga.

Conclusão:

O trabalho que cuidar dos animais de certo que foi complicado, mas o Deus que criou o Universo tem Poder para ajudar Noé a fazê-lo. Não há necessidade de se aliar a Bíblia a ideologias ateístas quando se sabe que "para Deus, nada é impossível" (Lucas 1:37).

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More