segunda-feira, agosto 10, 2009

Dissipador de Calor Feito de ADN


A National Geographic News faz menção a mais um artigo que demonstra o Génio Infinito do Senhor Jesus Cristo, o Criador de todas as coisas (João 1:1-3)


Os bicos brilhantes e coloridos dos tucanos não são apenas "rebuçados para os nossos olhos", mas, de acordo com estudos científicos, um engenho que permite aos mesmos controlar a sua temperatura.

O tucano é uma das áves mais facilmente reconhecíveis do nosso mundo, situação essa que se deve sem dúvida ao seu aparentemente disproporcionado bico. Variando de tons de laranja para verde e azul, era sugerido anteriormente que o mesmo tinha como função atrair outros tucanos durante o período de acasamento, combater predadores ou descascar fruta. No entanto, durante pesquisas ao seu comportamento, uma equipa liderada por Glenn Tattersall, da Brock University (Canada) a dada altura teve uma intuição: será o bico do tucano usado para regulação da temperatura corporal?


A equipa acreditava que sendo um "largo apêndice não-insulado" contendo uma rede de vasos sanguíneos, o bico poderia rapidamente ajudar a áve a dissipar o excesso de calor. (Os tucanos vivem em áreas subtropicais)

Para testar a sua hipótese, a equipa usou câmeras de infravermelhos para fotografar tucanos em cativeiro. O que foi observado é que quando estava calor, as fotos mostraram que o bico do tucano radiava calor proveniente do sangue quente que corria internamente, mas quando a temperatura baixava, as fotos mostraram não haver radiação de calor. Não só isso, mas durante a temperatura mais baixa, as fotos mostraram haver uma mínima circulação de sangue para o bico.

Embora a pesquisa não invalide o uso do bico para outros fins, a mesma suporta a hipótese avançada relativa à dissipação de calor. A equipa acredita que outras áves (como os patos e os gansos) usem a mesma técnica mas a um nível inferior.

O estudo acrescenta a ideia de que alguns dinossauros dissipavam calor da mesma forma, particularmente o estegossauro, que é conhecido por ter possuído uma placa larga que corria toda a sua espinha. Contrariamente aos tucanos, é impossível de se testar esta hipótese nos dinossauros.

Conclusão

A primeira palavra que me vêem a mente é "Impressionante!". Quem criou o tucano e o seu sistema de dissipação de calor sabia o que fazia. (Tenham em mente que este é apenas um sistema de dissipação de calor. Existem numerosos outros na biosfera, todos eles tão ou mais complexos que o do "simples" tucano)

Como é possível que seres inteligentes não vejam a Mão Sobrenatural de Deus na origem destes sistemas biológicos? Como é possível que haja pessoas inteligentes que acreditem que sistemas de refrigeração geram-se a si mesmos durante o período de milhões de anos, e após milhões de mutações aleatórias?

Experimentemos pôr uma ventoínha à mercê das forças da natureza durante 2,3 ou 5 anos e depois vejámos se ela ficou "mais complexa e organizada" ou se deixou de funcionar. A resposta tradicional dos crentes ateus é a de que "a ventoínha não se reproduz", e como tal não é uma analogia realista.

Mas a falta de um sistema reprodutor nas ventoínhas é menos uma dificuldade para a teoria da evolução. Se uma ventoínha sem um sistema reprodutor que surga por métodos aleatórios (sem intervenção inteligente) já é difícil de acreditar, muito menos será uma mesma ventoínha que, não só faça a normal função das mesmas, mas que ainda consiga gerar outras semelhantes a ela mesma.

É preciso ter muita fé para se ser ateu.

Reparem que a teoria da evolução não desempenhou papel algum na descoberta desta função biológica. Os cientistas envolvidos neste estudo formularam uma hipótese, testaram-na e tiveram a confirmação da sua hipótese. A crença não-científica que afirma que o mundo não é o resultado de Design Inteligente (mas de mutações impessoais filtradas pela selecção natural) não foi relevante para este processo. Mesmo assim, ainda há muita boa gente que acredita que "Nada na Biologia faz sentido sem ser à luz da Evolução". Como se pôde ver em cima, isto é empiricamente falso. Pode-se ser um excelente biólogo e aceitar-se a Verdade Bíblica sobre as nossas origens.

Glória seja dado ao Criador, o Senhor Jesus Cristo, não só por ter criado este mundo maravilhoso (embora esteja presentemente sob a maldição do nosso pecado), mas por nos ter feito à Sua Imagem, permitindo-nos assim entender a Sua Criação.

Revelação 4:11
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.


Isaías 45:12
Eu fiz a terra, e criei nela o homem; Eu o fiz: as Minhas Mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as Minhas ordens.


Isaías 40:26
Levantai ao alto os vossos olhos, e vede Quem criou estas coisas, Quem produz por conta o Seu exército, Quem a todas chama pelos seus nomes; por causa da Grandeza das Suas Forças, e pela Fortaleza do Seu Poder, nenhuma faltará.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More