segunda-feira, junho 06, 2011

Aplicação Social do Darwinismo

Um comentador afirma:
Sim, a evolução está certa, os teus raciocínios circulares é que estão errados. Já afirmei, e reafirmei, que a teoria da evolução NÃO TEM APLICAÇÃO SOCIAL!, apenas biológica.
Será isto assim mesmo? Se é mesmo assim, então como é que se explica o fenómeno recorrente de evolucionistas usarem a sua interpretação das evidências como fundamento para decisões morais?

Neste artigo publicado na New Scientist, Rowan Hooper ataca o Papa Bento 16 por este afirmar que é tão importante salvar as florestas tropicais de destruição como é importante proteger a humanidade do comportamento homossexual e bissexual. A revista usa então a sua interpretação da evolução como forma de refutar as palavras do Papa.

Se isto não é usar o darwinismo como "corrector social", então não sei o que é.

O darwinismo sempre foi usado como arma social e afirmar-se o contrário é ingenuidade. Desde Darwin, passando pela família Huxley (especialmente Thomas e Julian), não esquecendo Dawkins e os seus discípulos, a teoria da evolução sempre foi usada como uma ideologia moral alternativa ao Cristianismo Bíblico.

Curiosamente, a noção de que a teoria da evolução tem sido usada como uma ideologia/religião também é afirmada por evolucionistas famosos como Michael Ruse. Ele afirma:

A evolução é promovida pelos seus aderentes como algo mais do que ciência.

A evolução é promovida como uma ideologia, uma religião secular - uma alternativa ao Cristianismo, com propósito e moralidade.

Eu sou um ardente evolucionista e um ex-Cristão, mas tenho que admitir que esta queixa - e o sr [Duane] Gish é um dos que a faz - os literalistas estão correctos. A evolução é uma religião.

Isto foi assim em relação à evolução no princípio e é assim em relação à evolução hoje.

(Michael Ruse, "Saving Darwinism from the Darwinians," National Post (May 13, 2000)

Nenhum criacionista o teria afirmado melhor.

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