quarta-feira, junho 08, 2011

Maquinaria sofisticada

O New York Times publicou uma pequeno artigo em torno de factos conhecidos àcerca do cérebro humano. Quando começarmos a pensar sobre o que está envolvido cada vez que pensamos, ficaremos sobrepujados.

Nicholas Wade reportou um novo inventário de proteínas envolvidas nas sinapses - a junção fulcral entre os neurónios.

Os pesquisadores, liderados por Seth Grant . . . . compilaram o primeiro inventário exacto de todos componentes proteicos na maquinaria sináptica processadora de informação. Não menos de 1,461 proteínas estão envolvidas nesta máquina biológica, reportaram eles num artigo da Nature Neuroscience . . . .

Cada neurónio no cérebro humano faz em média 1,000 conexões com outros neurónios. Existem cerca de 100 mil milhões de neurónios, portanto o cérebro contém 100 triliões de sinapses, a sua parte funcional mais sensível.

Perto da sinapse que pertence ao neurónio transmissor, um sinal eléctrico chega e liberta pacotes [de informação] química. Os químicos propagam-se rapidamente através da falha entre os neurónios e o "dock" com receptores na superfície do neurónio receptor.

Estes receptores oferecem o sinal que recebem a maquinas proteicas complexas e delicadas que processam e armazenam a informação.

Os 1,461 genes que especificam estas proteínas sinápticas constituem mais de 7% dos 20,000 genes codificadores de proteínas do genoma humano. Isto demonstra a complexidade e importância das sinapses.

O Dr. Grant acredita que as proteínas estão provavelmente conectadas de modo a formar várias máquinas biológicas que processam a informação e mudam as propriedades físicas do neurónio como uma forma de dispôr uma memória.

Antes que alguém pense que há espaço suficiente para se inserir uma explicação evolutiva, o artigo em questão descreveu o que as mutações realmente fazem a sistemas ordenados.

A equipa Sanger observou que uma mutação singular em 169 genes causa 269 distintas doenças nos humanos.

A tolerância desta maquinaria parece ser bastante reduzida uma vez que practicamente qualquer mutação nos genes conduzem a uma proteína deformada e, consequentemente, à doença.
A Science Daily reportou que a remoção de um só gene conduz-nos à forma comum de cancro entre os adultos.

Conclusão:

Máquinas feitas a partir de outras máquinas, processamento de informação, complexidade fantástica e pouca tolerância a mutações. Se tu estiveres a pensar da forma correcta, então tu vais agradecer ao teu Criador por ter criado o teu cérebro.

Se tu és um evolucionista, e acreditas que máquinas que processam informação são o resultado de forças não inteligentes ("A Evolução É Um Facto"®) , então precisas de uns ajustes nos neurónios.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More