quinta-feira, janeiro 21, 2010

Biocomputadores terão velocidade determinada pelo alimento disponível

Interessante pesquisa sobre a união da informática com a biologia. Programação inspirada por processos biológicos, e feita nos ditos sistemas biológicos parece ser um campo bastante promissor.

Só Deus sabe onde isto vai parar, mas uma coisa é certa: os mitos de Darwin não tem lugar nesta área. Aqui usam-se expressões como, "computação feita por organismos vivos", "processamento", "cálculos matemáticos no interior de células vivas" e outras mais, todas elas carregadas de noções e Design e planeamento.

Mitos que invoquem causas não inteligentes para a origem da biosfera não só são irrelevantes, como são um embaraço para a ciência.

Pesquisadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, divulgaram avanços importantes no campo da computação biológica.

Segundo eles, a computação feita por organismos vivos tem alguns limites fundamentais na velocidade de processamento - mas esses limites podem ser manipulados controlando-se a quantidade de alimentos disponíveis para esses computadores biológicos.

Computação biomolecular

O campo da computação molecular nasceu das tentativas de utilizar os componentes de organismos vivos - principalmente os genes - para rodar cálculos matemáticos no interior de células vivas.

Hoje, a eletrônica molecular também está avançando com moléculas inertes - orgânicas ou não - o avanço mais recente nesta área foi a criação do primeiro transístor molecular.

Isto causou uma divisão nesta área de pesquisas, fazendo com que os estudos com organismos vivos inaugurassem uma nova especialidade, chamada de computação biomolecular.

Atualmente, a maioria dos trabalhos em computação biomolecular é teórica, embora os primeiros avanços práticos já tenham sido apresentados, incluindo a criação de um compilador para biocomputadores e formas naturais de ler os resultados das computações.

Os usos futuros da tecnologia incluem computadores que poderão ser usados para liberar medicamentos no interior do corpo humano de forma autônoma, conforme encontrem determinadas condições ou tipos de células, como as células de um tumor.

E é assim que a ciência funciona: fazem-se testes, colocam-se hipóteses, procuram-se evidências e aplicam-se as conclusões em áreas que possam beneficiar a mais preciosa criatura que Deus pôs na Terra: o ser humano.

Leiam o artigo na integra, e perguntem-se de que forma é que a teoria da evolução é relevante para o conhecimento do funcionamento das formas de vida.

Se dúvidas há que o futuro da biologia (bem como o seu passado) pertencem ao Design Inteligente, vejam forma como o artigo termina:

Nossos resultados são potencialmente de grande importância teórica e prática. Muito trabalho resta a ser feito para compreender suas implicações para o campo da computação molecular, mas também para a nossa compreensão dos princípios de design do mundo vivo.
Princípios...... de .... design ... do ... mundo... vivo....

Um criacionista não diria melhor.

Romanos 1:20

Porque as Suas Coisas Invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu Eterno Poder, como a Sua Divindade, se entendem, e claramente se vêem, pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inexcusáveis

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More