terça-feira, janeiro 19, 2010

A Imoralidade do Ateísmo Político (Comunismo)

Obrigado ao Marcos Ludwig por ter este post no seu "Reader".



Clique para ler

A MORAL DO "VALE TUDO" COMUNISTA



A MORAL PARA KARL MARX


“A lei, a moral, a religião são preconceitos burgueses, atrás dos quais se ocultam outros tantos interesses burgueses.” (MARX, Karl. Manifesto comunista, p. 36)

“O comunismo, porém, abole as verdades eternas, abole a religião e a moral” (MARX, Karl. Manifesto comunista. p. 44)


“A moral, é a impotência colocada em ação” (Marx, in “A Sagrada Família”)



A MORAL PARA LÊNIN


“Justo é o que favorece a Revolução e injusto é o que dificulta” (Lênin apud Alceu Amoroso Lima, Introdução ao direito moderno, ed. Agir, p. 15)

"Subordinamos nossa ética à tarefa da luta de classes”. (Lênin, Staat und Revolution, zit. n. Ausgewälte Werke, Bd, II, Moskau, 1947, 225).

"O melhor revolucionário é um jovem desprovido de toda moral" (Lênin)

"Lênin ensinou, como se sabe, que, para atingir o objetivo almejado, os bolchevistas podem, e às vezes devem, usar qualquer estratagema, como o silêncio e a dissimulação da verdade..." (Novaia Rossia, 17-2-38).


http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap02.htm


"É necessário saber adaptar-se a tudo, a todos os sacrifícios e até, se necessário for, usar vários estratagemas, enganos, procedimentos ilegais, usar o silêncio, a dissimulação da verdade para penetrar nos sindicatos, permanecer neles, desenvolver neles a qualquer custo o embrião comunista." (LÊNIN apud Trotski, Moral e Revolução, 1936)


http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap02.htm




A MORAL PARA TROTSKI


“Invocar em nossos dias as "verdades eternas" da moral significa tentar fazer retroceder o pensamento.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)


http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap01.htm#cap01


“Quem não quiser voltar a Moisés, Cristo ou Maomé, nem satisfazer-se com um ecletismo arlequinesco, deve reconhecer que a moral é um produto do desenvolvimento social; que ela não tem nada de imutável; que serve aos interesses da sociedade; que esses interesses são contraditórios; que, mais que qualquer outra forma ideológica, a moral tem um caráter de classes.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)


http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap01.htm#cap01


“Não existem, então, preceitos morais elementares elaborados pelo desenvolvimento da humanidade e indispensáveis à vida de qualquer coletividade? Existem, sem dúvida, mas sua eficácia é muito incerta e limitada. As normas "obrigatórias para todos" são tanto menos eficazes quanto mais áspera se torna a luta de classes. A guerra civil, forma culminante da luta de classes, suprime violentamente todos os laços morais entre as classes adversas.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)


http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap01.htm#cap01


“As normas morais "obrigatórias para todos" adquirem, dentro da realidade, um conteúdo de classe, isto é, um conteúdo antagonístico. A norma moral é tanto mais categórica quanto menos é "obrigatória para todos". A solidariedade dos operários, especialmente nas greves ou por detrás das barricadas, é infinitamente mais "categórica" que a solidariedade humana em geral.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)


http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap01.htm#cap01


“o fim (a democracia ou o socialismo) justifica, em certas circunstâncias, meios como a violência e o homicídio.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)


http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap02.htm


“Do ponto de vista das "verdades eternas" a revolução é, naturalmente, "imoral". Mas isso significa apenas que a moral idealista é contra-revolucionária, isto é, encontra-se a serviço dos exploradores.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)


http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap02.htm

“O juízo moral está condicionado, como o juízo político, pelas necessidades internas da luta.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)


http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap02.htm

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More