domingo, fevereiro 15, 2009

Naturalismo e Qualia

A Maria é uma brilhante cientista especializada na neurofisiologia da visão mas que, por motivos vários, é forçada a trabalhar num laboratório a preto e branco, (e através dum monitor a preto e branco).

Ela adquire toda informação física que há a obter sobre o que acontece quando nós vêmos tomates maduros, ou quando vêmos o céu, usando termos como "azul" e "vermelho" para os descrevêr.

Ela descobre, por exemplo, quais as combinações cromáticas do céu que estimulam a retina, e como, através do sistema nervoso, isto leva a contração das cordas vocais e espulsão de ar a partir dos pulmões resultando na declaração da frase "O céu é azul".

O que é que aconteceria se ela fosse liberta do seu laboratório à preto e branco? Será que ela aprenderia algo de novo?

Segundo o filósofo Frank Jackson, ela aprenderia algo de novo. Ela haveria de saber como é experimentar a percepção das cores.

Jackson afirma:

"É por demais óbvio que ela haveria de aprender alguma coisa sobre o mundo, bem como a nossa experiência visual dele. Mas o que isto significa é que o seu conhecimento prévio estava incompleto, embora ela tivesse toda a informação física sobre o objecto. Então isto implica que há algo mais do que isto, e o Fisicalismo [Materialismo/Naturalismo] é falso." (1982) "Epiphenomenal Qualia," Philosophical Quarterly 32, 127, pp. 127-136.)

Basicamente o que isto significa é que se nós podemos obter informação que vai para além do mundo físico, então o Naturalismo é falso.

Imaginem que alguém vos descre uma rosa até o mais ínfimo detalhe. Eles reproduziam por escrito todas as características físicas da rosa, incluindo cheiro, côr, textura e tudo o mais.

Depois disso tudo, alguém te mostrava a rosa que está em baixo. O teu conhecimento foi aumentado ou não?


0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More