quarta-feira, setembro 01, 2010

Olhos de abelha refutam mito ateu e suportam criação

Notícias de cientistas a imitarem a natureza como forma de criarem melhores sistemas abundam a literatura científica, mas muito poucos se apercebem das ramificações ideológicas de tal cenário.

Se a natureza não é o resultado de design, porque é que exibe tantas evidências de design? Existe alguma força não inteligente capaz de gerar sistemas como os que vemos no mundo natural? Se há, qual é?

Os ateus ainda não foram capazes de oferecer evidências que suportem os poderes criativos das forças não inteligentes, mas isso é quase uma posição religiosa entre a elite científica.

Entretanto, a ciência vai avançando assumindo coisas que só fazem sentido dentro da visão Bíblica da Biologia.

Robôs voadores em miniatura logo poderão ter estruturas similares aos olhos de abelhas – neurobiólogos desenvolveram olhos artificiais que imitam os dos insetos, com um campo de 280 graus de visão, o que fará com que os robôs vejam melhor o mundo ao seu redor.

Pesquisadores da Universidade Bilefeld, na Alemanha, queriam capturar a maior imagem possível usando o menor número de câmeras, para minimizar o peso, já que seus protótipos de robôs são voadores.

Na invenção deles, um espelho em forma de cúpula foi colocado em frente a uma câmera (com sua face convexa voltada para o aparelho) – esse esquema de captura de luz permitiu que a área de captura de imagem fosse de 280 graus.

Depois disso, a imagem passa por um programa de computador que simula as milhares “facetas” hexagonais que compõem os olhos de uma abelha.

Essa é uma grande contribuição para a robótica – especialmente no planejamento de pequenos aparelhos voadores, que necessitem de um grande ângulo de visão sem poder carregar muito peso.
Reparam numa coisa "curiosa"? Nem uma palavra sobre o mito ateu (teoria da evolução).

Apesar da irrelevância científica da teoria da evolução, nós somos constantemente bombardeados com o mito de que "nada na biologia faz sentido sem ser à luz da evolução".

As evidências não parecem confirmar esta posição.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More