domingo, novembro 23, 2008

Vida Religiosa e a Mortalidade

(Mais evidências científicas para os benefícios da vida espiritual, contrariamente ao que os religiosos ateus afirmam quando dizem que a fé em Deus é mau para o ser humano.)
..............................................................................................................................
Segundo um estudo conduzido pela Yeshiva University, frequentar lugares de oração pode reduzir o risco de mortalidade até aproximadamente 20%.
.
Como parte da "Women Health Initiative", a equipa de pesquisa liderada por Eliezer Schnall, Ph.D. (professor assistente de Psicologia na "Yeshiva College" pertencente à "Yeshiva University") analisou as prácticas religiosas de 92,395 mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 79.
.
Após ter sido analizada a associação prospectiva da afiliação religiosa, a frequência aos cultos religiosos, e a força juntamente com o conforto derivado da religião, com os subsequentes eventos cardiovasculares e as taxas de mortalidade, os pesquisadores concluiram que aqueles que frequentam lugares de oração evidenciam um decréscimo no risco de morte na ordem dos 20%.
.
Curiosamente, a protecção contra a mortalidade providenciada pela religião não pode ser inteiramente explicada por factores esperados que incluem um apoio social aumentado pela família e amigos, escolhas de vida, e uma menor frequência no consumo de tabaco e álcool consumption,” disse o Dr. Schnall,
.
O Dr Schanll acrescentou ainda que “Existe alguma coisa nisto tudo que nós ainda não entendemos. É sempre possível que um factor desconhecido ou não quantificado tenha confundido estes resultados."
.
Os participantes responderam a questões relativas à condição de saúde e à sua religiosidade, tendo ainda sido acompanhados por pesquisadores da WHI durante uma média de 7.7 anos. Os eventos cardiovasculares bem como a mortalidade com potenciais resultados dignos de estudo foram adjudicados por médicos treinados.
.
Os investigadores concluiram que, embora o comportamento religioso esteja associado à redução das taxas de mortalidade, a relação fisica que conduz a esse efeito ainda não está compreendida. Esta é uma área que necessita de mais investigação, segundo os pesquisadores.
.
Smoller afirmou: “O próximo passo é tentar entender como os efeitos da religiosidade são traduzidos para os mecanismos biológicos que afectam as taxas de sobrevivência.
.
Ele acrescentou ainda: “No entanto, nós não inferimos causação nem mesmo num estudo prospectivo, uma vez que isso só pode ser feito através de um despiste clínico,"

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More