segunda-feira, novembro 03, 2008

As 3 qualidades principais que os cristãos devem procurar num líder

As 3 qualidades principais que os cristãos devem procurar num líder

http://hugoalexpinto.googlepages.com/tresqualidadesprincipais


Por Rick Warren
Escrito por Kenneth Chan, Christian Post

Lake Forest, Califórnia – Menos de um dia depois de realizar o fórum que reuniu os presumíveis nomeados presidenciais Republicano e Democrata, o pastor Rick Warren pregou um sermão na sua igreja na Califórnia do Sul, partilhando com a sua congregação o que ele pensa serem as três principais características que se devem procurar num líder.

Embora Warren tenha reconhecido o facto de haverem muitas características que são importantes de encontrar num líder, ele disse que nenhuma delas era mais importante que estas três – integridade, humildade, e generosidade.

“Uma nação nunca é mais forte que a sua liderança,” declarou o proeminente pastor no Domingo no seu sermão na Saddleback Community Church em Lake Forest, citando alguns versos de Provérbios ao longo do culto.
Warren mencionou que o sermão não era apenas acerca da presidência. “Em Novembro, vamos votar para eleger líderes em todos os níveis de governo – desde a comunidade local, o estado, condado, por aí fora,” realçou ele.
Além disso, “toda a gente tem de liderar em alguma altura da sua vida,” acrescentou ele.
“Se quisermos resumi-la numa palavra, a liderança é influência,” prosseguiu ele. “Você tem influência sobre vizinhos, amigos, parentes, no local de trabalho, na escola, por isso você é um líder.”Então, qual é o tipo de liderança que a América precisa? Qual é o tipo de liderança que Deus abençoa?

1. Integridade

Primeiro, disse Warren, Deus abençoa líderes que vivem com integridade.
“A coisa mais importante que um líder tem é a sua credibilidade,” afirmou o pastor Baptista do Sul. “Se você não tiver credibilidade, não tem a confiança dos outros, e se você não tiver a confiança dos outros, não tem liderança.”
“Toda a liderança é construída com base na confiança,” disse Warren. “Se as pessoas confiam em si, elas seguem-no. Se elas não confiam em si, você pode ter o título, mas não é um líder.”
E a fonte de credibilidade, disse Warren, é a integridade.
Enquanto que no passado, líderes como Abraham Lincoln e George Washington, eram conhecidos pela sua integridade, muitos líderes actuais estão mais interessados na imagem do que na integridade, declarou Warren.
“A imagem,” explicou ele, “é o que as pessoas pensam que você é; o carácter é aquilo que você realmente é. O carácter é aquilo que você é no oculto.”
Para aqueles que poderão dizer que o que os líderes fazem na sua vida privada não interessa, Warren insistiu que isso realmente interessa se eles querem a bênção de Deus.
“Na verdade, o que você faz na sua vida privada afecta sempre a sua vida pública,” disse ele. “De facto, essa é a definição de integridade – que a sua vida pública e privada são iguais”.
“Em qualquer momento que você segmenta a sua vida em vida pública e privada, você carece de integridade,” declarou Warren, realçando que a palavra “integridade” vem da palavra “inteiro,” que significa a unidade.
E ter integridade não significa ser perfeito, porque ninguém é perfeito excepto Jesus, disse ele.
“O que isso significa é ‘O que você vê é o que você tem.’”
Mais do que visionários e mais do que líderes espertos, Warren disse que o que a América precisa é de líderes com carácter. “É a primeira coisa que precisamos de procurar num líder e a primeira coisa pela qual precisamos de orar num líder,” disse ele.

2. Humildade

Igualmente importante num líder, de acordo com Warren, é a humildade – a segunda característica que devemos procurar.“O pior pecado não é o adultério. O pior pecado não é matar ... A Bíblia diz que o pior pecado é o orgulho,” realçou Warren.
“Essa é a raiz de todos os outros problemas na sua vida,” acrescentou ele.
Prosseguindo, Warren disse que a humildade não é negar forças, mas ser honesto em relação às fraquezas.
“Humildade não é pensar inferiormente acerca de si mesmo,” continuou ele. “É pensar menos sobre si mesmo.”
Warren disse que há duas maneiras através das quais Deus testa a humildade – através de críticas e através de elogios.
“Todas as vezes em que você é criticado ou todas as vezes em que você é elogiado, Deus está a dizer ‘Isto é um teste,’” disse Warren, encorajando os congregantes a verificarem se lidam com as críticas de forma orgulhosa ou defensiva e se lidam com os elogios de forma arrogante.
“Querem saber como podem ser humildes? É simples. Interessem-se pelas outras pessoas,” exortou ele.
“Quando você é humilde … você simplesmente não pensa em si mesmo. Você está tão absorto pensando nos outros, pensando em Deus, pensando naquilo que os outros precisam, que simplesmente não presta atenção à sua aparência, à sua imagem.”

3. Generosidade

E por último, Warren disse que Deus abençoa líderes que partilham com generosidade – a terceira característica que devemos procurar.
“A generosidade é um assunto importante para Deus porque nos torna como Ele,” disse Warren. “O traço distintivo que diferencia se uma pessoa é genuinamente uma pessoa de amor, genuinamente uma pessoa de compaixão é a sua generosidade. “Você não pode dizer eu sou uma pessoa de amor e não ser uma pessoa generosa,” afirmou ele.
“Se você quer ser um líder influente e honrado, deve aprender o princípio da generosidade.”
No seu sermão de Domingo, Warren salientou alguns versículos, incluindo Lucas 12:48.
“A América não foi abençoada apenas para que possamos desfrutar disso; nós fomos abençoados para abençoar o resto do mundo,” declarou Warren. “E isso envolve líderes que compreendam o princípio da generosidade.”
Warren deu o exemplo do seu próprio sucesso pessoal, e explicou como tinha passado do dízimo normal em que dava dez por cento dos seus rendimentos para 90 por cento durante os últimos 33 anos.

“Vocês sabem por que é que Deus abençoou o livro ‘Uma vida com propósitos’ e o tornou no livro mais vendido no mundo e no livro de capa dura mais vendido na história?” perguntou ele, referindo-se ao seu livro devocional que vendeu mais de 25 milhões de cópias no mundo inteiro. “Vocês sabem por que é que eu acho que isso aconteceu? Porque Deus sabia que podia confiar a mim o dinheiro. Ele sabia que nós não o iríamos usar para nós mesmos.”

Depois de referir uma passagem de Provérbios, Warren disse que o tipo de líder que a América precisa é alguém que diz “Nós fomos tão abençoados. Como é que vamos falar pelos outros?”
“O propósito da influência é falar em defesa daqueles que não têm influência,” explicou Warren.
“Não é para que possamos ser poderosos,” acrescentou ele. “O propósito da influência é usá-la para fazer o bem, sendo generosos com aquilo que Deus nos deu.”

Antídotos das três armadilhas básicas

E de acordo com Warren, as três características – integridade, humildade, e generosidade – são os antídotos das três armadilhas básicas da liderança – “cobiça da carne, cobiça dos olhos, orgulho da vida” – que Warren disse serem tão velhos como a humanidade.
“A cobiça da carne” é a tentação de nos sentirmos bem, e o único antídoto é a integridade, declarou Warren. “A cobiça dos olhos” é a tentação de ter. E é a generosidade que quebra essa agarração aos materiais. E o antídoto para o “orgulho da vida,” é naturalmente a humildade.
“É por isso que se na sua vida você se focar nestas três coisas e se os líderes se focarem nelas, eles serão o tipo de pessoa que Deus abençoa.”
No final, Warren urgiu as pessoas a orarem – pelos candidatos, por elas próprias, e por sabedoria. Ele pediu-lhes então que examinassem os candidatos e, mais do que as questões, que examinassem qual é o carácter de cada um. Por último, Warren encorajou-os a registarem-se para votar e a votarem.
Warren não deu a conhecer publicamente a sua intenção de voto e não deu o seu apoio a nenhum dos candidatos, uma vez que considera não ser apropriado que pastores o façam para candidatos políticos.

Kenneth Chan, Christian Post
Colocado em 30.10.2008

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More