quinta-feira, janeiro 05, 2012

A hibernação do sapo

"E Moisés disse: Seja conforme à tua palavra, para que saibas que ninguém há como o Senhor, Nosso Deus. E as rãs apartar-se-ão de ti, e das tuas casas, e dos teus servos, e do teu povo; somente ficarão no rio"
Êxodo 8:10

Já alguma vez te perguntas onde é que os sapos passam o Inverno? Sim, os sapos hibernam mas há muito mais a dizer em relação a isso.

Os sapos são animais de sangue frio; isto significa que eles não geram o seu calor corporal. O calor que eles precisam para suster a vida provém do Sol, do calor da água onde se possam encontrar ou do ar à sua volta.

À medida que a temperatura começa a diminuir, o sangue dos sapos vai-se tornando mais espesso e o ritmo de vida também começa a diminuir. Os sapos iniciam então a sua procura de lugares para passar o inverno.

Este local de hibernação tem que ser bem escolhido devido a vários factores. Para além de ser seguro o suficiente para evitar os predadores, o lugar não pode permitir que a temperatura corporal desça 2 graus abaixo do ponto de congelamento da água, sob pena disso formar cristais de gelo no sangue e causar a morte.

Alguns sapos enterram-se o suficiente na lama de modo a evitar o congelamento. Outros podem-se arrastar para dentro de troncos em decomposição ou para baixo de folhas, ambas com capacidade de providenciar calor suficiente para evitar temperaturas mais rigorosas.

No entanto, e para desespero de quem acredita que a vida tem origens aleatórias (militantes evolucionistas), os sapos possuem outros "truques" engenhosos para sobreviver ao Inverno.

Quando o tempo está inusitadamente demasiado frio durante a Primavera ou o Verão - o que significa vida mais rigorosa e mais mortes entre a população de sapos - a próxima geração de sapos terá automaticamente mais fêmeas.

A existência destas fêmeas adicionais significa que mais ovos podem ser colocados na Primavera. Como efeito, a população de sapos rapidamente volta ao normal.

. . . . .

Segundo os evolucionistas, este sistema "compensatório" é o resultado de "milhões de anos" de mutações aleatórias filtradas pela sempre eficiente selecção natural.

Alegadamente, não há Inteligência em parte alguma de todo o processo. É tudo obra do acaso aleatório. Afirmar que este aparato é um óbvio resultado de planeamento e inteligência é, segundo os evolucionistas, um "ataque à ciência" (seja lá o que isso for).


0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More